Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Heitor Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T11:15:16Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T11:15:16Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Lima, H. G.; Araújo, J. C. R. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-1609 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19369 | - |
dc.description | LIMA, Heitor Gonçalves; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Comunidade de práticas e redes sociais: um grupo de discussão sobre leitura e produção de textos acadêmicos no Facebook. Triângulo Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 51-70, jul./dez. 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Communities of practice is a concept wrought by Swales (1998) that characterizes some group that produce knowledge together, which establishes a connection with the concept of affordances (OLIVEIRA, 2012) that, according to Paiva (2009) and Azevedo and Novais (2010), regards the properties that some environment provides to their users. Considering how the New Studies of Literacy (BEVILAQUA, 2013) can exert influence in this process, our research aims to observe and evaluate according to the cited theories the operation of a closed student group on the network Facebook called Reading and Producing Academic Texts, namesake of the required discipline that the participants, all graduating students in Letras course, must compose. The group works as a tool of interaction about the contents presented in the classes. Through the observation of the interactions among the period of March till June, which comprises the academic semester 2014.1, we realizes that the characteristics of the concerned group are sufficient to make it be named community of practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Triângulo Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunidade de prática | pt_BR |
dc.subject | Affordance | pt_BR |
dc.subject | Novos estudos do letramento | pt_BR |
dc.title | Comunidade de práticas e redes sociais: um grupo de discussão sobre leitura e produção de textos acadêmicos no Facebook | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Comunidade de prática é um conceito trabalhado por Swales (1998) que caracteriza certo grupo que produz conhecimento em conjunto, o qual se conecta à noção de affordances(OLIVEIRA, 2012) que, com base em Paiva (2009) e Azevedo e Novais (2010),diz respeito às propriedades que determinado ambiente proporciona aos seus usuários. Considerando como os Novos Estudos do Letramento (BEVILAQUA, 2013) podem influenciar nesse processo, nossa pesquisa visa observar e avaliar à luz das teorias citadas o funcionamento de um grupo fechado de alunos na rede social Facebook chamado Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, homônimo da disciplina obrigatória a qual os participantes, graduandos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, devem compor. O grupo funciona como uma ferramenta de interação a respeito dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por meio da observação das interações entre o período de março a junho, que compreende o semestre letivo 2014.1, percebemos que as características do grupo em questão são suficientes para que ele seja denominado comunidade de prática. | pt_BR |
dc.title.en | Communities of practice: a discussion group about reading and producing academic texts on Facebook | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_hglima.pdf | 975,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.