Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Karlinne de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Aquino, Cassio Adriano Braz de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-20T18:53:11Z | - |
dc.date.available | 2016-08-20T18:53:11Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Karlinne de Oliveira; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. O fenômeno da precarização laboral: uma investigação sobre as professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 30., 2015, Costa Rica. Anais... Costa Rica: ALAS, 2015. p. 01-12. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-9968-9502-4-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19197 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Congresso Latinoamericano de Sociologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Precarização | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | O fenômeno da precarização laboral: uma investigação sobre as professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo analisa o processo de precarização laboral vivenciado pelas professoras da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza, Brasil. A base teórica da pesquisa aponta para uma nova configuração da realidade laboral e caracteriza um cenário demarcado por mudanças nas formas de contratação, intensificação do trabalho e aceleração dos tempos. Tal cenário compõe o que compreendemos por precarização laboral. A pesquisa tem caráter qualitativo. Para construção dos dados, utilizamos observação e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados, orientada pela análise de conteúdo, permitiu-nos identificar o processo de precarização através do viés da intensificação laboral. As categorias de análise se agruparam nos blocos temáticos: complexidade de demanda de atuação na escola; cooperação familiar e questão social; Educação Inclusiva; condições e organização do trabalho. A partir destes temas, atentamos em como o processo de precarização laboral, aqui representado pela intensificação do trabalho, é compreendido a partir dessas categorias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_cabaquino.pdf | 129,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.