Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEl Khouri, Mauro Michel-
dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.date.accessioned2016-08-18T14:47:35Z-
dc.date.available2016-08-18T14:47:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationEL KHOURI, Mauro Michel; MIRANDA, Luciana Lobo. Do consumo à produção de mídia por estudantes de escola pública em Fortaleza - Brasil. In: BARBALHO, Alexandre Almeida; MARÔPO, Lidia Soraya Barreto. (Orgs.). Infância, Juventude e Mídia - Olhares Luso-brasileiros. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 77-94.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-136-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19151-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.titleDo consumo à produção de mídia por estudantes de escola pública em Fortaleza - Brasilpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ visível a influência das tecnologias digitais nos modos de vida das sociedades na contemporaneidade. O desenvolvimento tecnológico e o surgimento das redes de internet vêm transformando a dinâmica social a partir da atuação direta na atividade humana (CASTELLS, 1999). Vive-se hoje numa cultura do ciberespaço, ou cibercultura, em que novas formas de interação social se configuram (LEMOS, 2013). Entre adolescentes e jovens da atualidade, denominados “nativos digitais” (ALVES, 2007) ou pertencentes à geração “Y” (VASCONCELOS et al., 2010), o modo de vida virtual tem forte incidência, já que cresceram ambientados no mundo informatizado. A mídia, assim como as novas tecnologias, também se encontra cada dia mais presente na escola, afetando de forma direta o cotidiano dos jovens nas instituições públicas e particulares de educação. Paralelamente às ações políticas e às estratégias curriculares que orientam os usos pedagógicos das tecnologias digitais no campo educacional2, observa-se a entrada de equipamentos eletrônicos pessoais no ambiente escolar, como notebooks, tablets, e principalmente celulares do tipo smartphone, que acompanham os jovens em momentos de estudo e lazer, muitas vezes simultaneamente...pt_BR
Appears in Collections:DPSI - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_llmiranda.pdf160,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.