Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Fábio Delano Vidal | - |
dc.contributor.author | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T16:40:57Z | - |
dc.date.available | 2016-08-17T16:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | Carneiro, F. D. V.; Leurquin, E. V. L. F. (2011) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19126 | - |
dc.description | CARNEIRO, Fábio Delano Vidal; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. As dimensões sociais do desenvolvimento humano e o agir pedagógico: linguagem e emancipação na escola. Nonada, Porto Alegre, v. 1, n. 17, p. 115-136, jul./dez. 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents the reflection upon the social-historical basis of human development brought about by the group of thinkers that is commonly named Social Interactionism. The Social Interactionism supports that the construction of human conscious thinking must be treated in parallel with the issue of the construction of social facts and cultural constructs. The concepts of meaning and representation are analyzed, as well as, its relation with the formative school action. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Nonada | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Agir formativo escolar | pt_BR |
dc.title | As dimensões sociais do desenvolvimento humano e o agir pedagógico: linguagem e emancipação na escola | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo apresenta a reflexão acerca dos fundamentos sócio-históricos do desenvolvimento humano trazida à tona pela corrente de pensadores que se convencionou denominar de Interacionismo Social. Essa corrente sustenta que a problemática da construção do pensamento consciente humano deve ser tratada paralelamente à problemática da construção dos fatos sociais e das obras culturais. Analisam-se os conceitos de significado e de representação e sua relação com o agir formativo escolar. | pt_BR |
dc.title.en | The social dimensions of human development and pedagogical action: language and emancipation in schools | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_fdvcarneiro.pdf | 670,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.