Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Fábio Delano Vidal-
dc.contributor.authorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.date.accessioned2016-08-17T16:40:57Z-
dc.date.available2016-08-17T16:40:57Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCarneiro, F. D. V.; Leurquin, E. V. L. F. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn2176-9893-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19126-
dc.descriptionCARNEIRO, Fábio Delano Vidal; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. As dimensões sociais do desenvolvimento humano e o agir pedagógico: linguagem e emancipação na escola. Nonada, Porto Alegre, v. 1, n. 17, p. 115-136, jul./dez. 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents the reflection upon the social-historical basis of human development brought about by the group of thinkers that is commonly named Social Interactionism. The Social Interactionism supports that the construction of human conscious thinking must be treated in parallel with the issue of the construction of social facts and cultural constructs. The concepts of meaning and representation are analyzed, as well as, its relation with the formative school action.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherNonadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAgir formativo escolarpt_BR
dc.titleAs dimensões sociais do desenvolvimento humano e o agir pedagógico: linguagem e emancipação na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo apresenta a reflexão acerca dos fundamentos sócio-históricos do desenvolvimento humano trazida à tona pela corrente de pensadores que se convencionou denominar de Interacionismo Social. Essa corrente sustenta que a problemática da construção do pensamento consciente humano deve ser tratada paralelamente à problemática da construção dos fatos sociais e das obras culturais. Analisam-se os conceitos de significado e de representação e sua relação com o agir formativo escolar.pt_BR
dc.title.enThe social dimensions of human development and pedagogical action: language and emancipation in schoolspt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_fdvcarneiro.pdf670,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.