Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Loni Grimm-
dc.contributor.authorRodrigues, Bernardete Biasi-
dc.date.accessioned2016-08-17T12:54:35Z-
dc.date.available2016-08-17T12:54:35Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationRodrigues, B. B.; Cabral, L. G. (1998)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19111-
dc.descriptionRODRIGUES, Bernardete Biasi. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-graduação em Letras/Linguística, Florianópolis (SC), 1998.pt_BR
dc.description.abstractUsing a combined approach of Genre Analysis and Functional Linguistics, this study examined the rhetoric organization of Portuguese abstracts of Master Thesis. The study focused on investigating which strategies the abstract authors used to distribute information in this kind of text (abstracts), at both the content and form leve. The CARS model (Create A Researcg Space), proposed by John M. Swales (1990), was used to verify the distribution of information in 134 texts which were used as the main data set. The abstracts used as corpus were extracted from Master Thesis in Linguistics and their formal aspects were submitted to a qualitative and a quantitative examination based on different theories about lexical and grammatical issues. The data analysis allowed to construct a model of rhetorical organization of abstracts. This model reflects a preferential distribution of information which can be divided in five units: Un1 - Presenting the study; Un2 - Contextualizing the study; Un3 - Presenting the methodology; Un4 - Summarizing the outcomes; and Un5 - Conclusions. Based on the found organizational patterns of informational content and on some other forma characteristics, such as cohesion by juxtaposition of thematic cells, this results of this study allowed us to claim "master thesis abstracts" as a text genre. The present research has theoretical implications to enrich the descriptive study of academic text genre in Portuguese.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstratégias de condução de informaçõespt_BR
dc.subjectResumo de dissertaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de condução de informações em resumos de dissertaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa pesquisa está centrada na descrição da organização retórica de resumos de dissertações de mestrado, produzidos em língua portuguesa, a partir da investigação de estratégias de condução de informações nesse tipo de texto, em nível de conteúdo e de forma. A abordagem dada ao tema baseia-se em pressupostos teóricos da Análise de Gêneros e da Linguística Funcional. Para o tratamento da distribuição de informações nos textos-resumos, aplicamos o modelo CARS (Create a research space) de John M. Swales 91990). O corpus, constituído de 134 resumos de dissertações de mestrado na área de Linguística, foi submetido a vários exercícios de segmentação, e esse processo foi iniciado com uma amostra aleatória de dez resumos. Os aspectos formais foram tratados qualitativa e quantitativamente à luz de algumas teorias léxico-gramaticais que deram subsídios para a descrição de mecanismos funcionalmente determinados na organização retórica das informações. A análise e o tratamento dos dados nos permitiram construir um modelo de organização retórica de resumos de dissertações. Esse modelo reflete uma distribuição preferencial de informações em cinco unidades retóricas básicas, a saber: Un1 - 'Apresentação da pesquisa'; Un2 - 'Contextualização da pesquisa'; Un3 - 'Apresentação da metodologia'; Un4 - 'Sumarização dos resultados'; e Un5 - 'Conclusão(ões) da pesquisa'. O padrão de organização do conteúdo informacional encontrado e algumas características formais de natureza léxico-gramatical, especialmente a coesão por justaposição de células temáticas, oferecem suporte para nomear o nosso objeto de estudo como um gênero, o gênero 'resumo de dissertação'. No entanto, a grande variedade de estratégias de condução de informações fora do padrão e outras restrições de natureza variada indicam a instabilidade do gênero na comunidade discursiva que o produziu e apontam para a necessidade de se ampliar a pesquisa para outros corpora de resumos de dissertações, tanto produzidos na área de Linguística por outros sujeitos-autores, quanto em outras áreas. Nossa pesquisa tem implicações teóricas que enriquecem os estudos descritivos de gêneros acadêmicos em língua portuguesa e aplicadas, que envolvem a prática de gênero acadêmicos de qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Teses defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_tese_bbiasirodriges.pdf16,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.