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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Siqueira, Ana Marcia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-09T16:54:47Z | - |
dc.date.available | 2016-08-09T16:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Ana Marcia Alves. Configuração do mal na demanda do Santo Graal. In: MONGELLI, Lênia Márcia (Org). De Cavaleiros e Cavalarias. Por terras de Europa e Américas. São Paulo: Humanitas, 2012, p. 87-100. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7732-161-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19028 | - |
dc.description.abstract | In a period when the Christian Church prepared the Crusades and created the ideal of the Knight of Christ, the Quest for the Holy Grail suits as a means to spread cleric concepts, since they were concerned in subduing behaviors associated to the sins of the fl esh. It is also a kind of repressing speech disseminated by the medieval Renaissance ideal of the XII century. By analyzing the allegorical elements present in the story of the origin of the Barker Beast, a symbol of the most abominable sins to be fi ercely combated by the Christian knights, this article discusses the guidelines that governed the characterization of the devil and his tricks along cavalry adventures. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Humanitas | pt_BR |
dc.subject | Mal | pt_BR |
dc.subject | Diabo | pt_BR |
dc.subject | Demanda - do - Santo - Graal | pt_BR |
dc.subject | Cavalaria | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.title | Configuração do mal na demanda do Santo Graal | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No período em que a Igreja preparava as Cruzadas e criava o ideal do Cavaleiro de Cristo, a Demanda do Santo Graal serve como meio de difusão de conceitos clericais preocupados em reprimir os comportamentos ligados aos pecados da carne, e também constitui um discurso repressor dos ideais difundidos pelo Renascimento medieval do séc. XII. A partir da análise dos elementos alegóricos presentes na história da origem da “Besta Ladrador”, alegoria dos pecados mais abomináveis a serem incansavelmente combatidos pelos cavaleiros cristãos, o artigo discute os contornos que presidiram a caracterização do diabo e suas artimanhas ao longo das aventuras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Capítulos de livro |
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