Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Ana Josiele Ferreira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Buse de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-09T12:08:48Z | - |
dc.date.available | 2016-08-09T12:08:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; OLIVEIRA, Juliana Buse de. A criação de periódicos eletrônicos na disciplina de editoração como práticas de ensino. Múltiplos olhares em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, p. 1-11, out. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6658 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18994 | - |
dc.description.abstract | As the publishing market expands, one can see very significant growth of the forms of publication of scientific journals. This expansion is associated to the development of information and communication technologies and their features. In such context, electronic publishing appears to transform the physical processes in computational ones, allowing them to run faster. With respect to the management and formatting of these journals, the use of technologies and information networks is changing the shape of these science communication instruments, which become electronic. In this new format, the steps for creating journals are retained with the benefit of speed and low cost. Customized by IBICT, SEER was developed for constructing and managing electronic journals, contemplating essential actions for automation of publishing tasks. The experience here presented is based of experimental e-journal portal created in the Publishing course of the Library Science Graduation at the Department of Information Sciences of UFC in order to demonstrate the platform's contribution for scientific community. In view of that and based on literature review, this article presents and discusses ways to facilitate the insertion of an e-journal portal in which the production of teachers and students can be released. Lastly, it suggests the adoption of such platform for promoting and spreading researches, making room form faculty, undergraduate and graduate students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Múltiplos olhares em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Editoração | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Periódicos científicos | pt_BR |
dc.subject | Portal de periódicos | pt_BR |
dc.subject | Publishing | pt_BR |
dc.subject | Library science | pt_BR |
dc.subject | Scientific journals | pt_BR |
dc.subject | Ejournal portal | pt_BR |
dc.title | A criação de periódicos eletrônicos na disciplina de editoração como práticas de ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com a expansão do mercado editorial, percebe-se o crescimento bastante expressivo das formas de publicação de periódicos científicos. Essa expansão associa-se à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e suas funcionalidades. Nesse contexto, a editoração eletrônica surge a fim de transformar os processos físicos em processos computacionais permitindo que sejam executados de maneira mais rápida. No que tange à gestão e normalização desses periódicos, o uso da tecnologia e das redes de informação está alterando o formato destes veículos de comunicação da ciência, que passam a ser eletrônicos. Nesse novo formato, as etapas de elaboração dos periódicos são preservadas com a vantagem da agilidade e do baixo custo. Customizado pelo IBICT, o SEER foi desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas e contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. A experiência aqui relatada tem como base o portal de periódicos experimental criado na disciplina de Editoração, do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da UFC, com objetivo de servir de subsídio para observação da contribuição dessa plataforma para a comunicação científica. Em face disso e com base na revisão bibliográfica, apresentam-se e discutem-se meios que facilitem a inserção de um portal de periódico eletrônico onde possam ser divulgados a produção dos docentes e discentes envolvidos com pesquisa, ensino e extensão. Por fim, sugere-se a adoção da plataforma para promoção e disseminação de pesquisas, abrindo espaço para os docentes, graduandos e pós-graduandos. | pt_BR |
dc.title.en | Setting up eletronic journals on teaching pratice on publishing | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_ajfcoutinho.pdf | 101,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.