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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pontes, Ricardo Silva Thé | - |
dc.contributor.author | Pereira, Adriano Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T16:14:35Z | - |
dc.date.available | 2016-07-25T16:14:35Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, A. H. Freio eletromagnético para ensaios de motores elétricos de indução. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18699 | - |
dc.description.abstract | In this work, through the use of a variable mechanical load, tests are realized in two squirrel cage asynchronous motors. For that, it is presented the desigh and the implementation of a electromagnetic brake by the eddy currents action, according to analytic proposals for the calculation of the braking torque. Measurements of the real power, power factor, current and speed for all nominal operation range of the two 10 hp motors are realized. From the experimental comparative and of two different mathematical models, ABC model and single- phase equivalent circuit, the best performance of the high efficiency induction motor is evidenced. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Eletrônica de potência | pt_BR |
dc.subject | Acionamento elétrico | pt_BR |
dc.title | Freio eletromagnético para ensaios de motores elétricos de indução | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Cunha Júnior, Henrique Antunes | - |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho são apresentados os resultados dos ensaios com motores de indução trifásicos industriais, do tipo gaiola de esquilo, a partir de uma carga mecânica variável. Para isso, é apresentado a pesquisa e o desenvolvimento de um freio eletromagnético por ação de correntes induzidas, segundo propostas analíticas para o cálculo do conjugado de frenagem. São realizadas medidas de potência ativa, fator de potência, corrente e velocidade para a região de operação nominal de dois motores de 10 hp. A partir do comparativo experimental e de dois modelos matemáticos distintos, modelo ABC e circuito equivalente monofásico, é comprovado o melhor desempenho alcançado pelo motor de indução trifásico de alto rendimento. | pt_BR |
dc.title.en | Electromagnetic brake for testing of induction motors | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEEL - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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