Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18359
Tipo: Dissertação
Título : O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
Título en inglés: The scenic improvisation-music as an artistic experience in school
Autor : Barbosa, Pedro Henrique Araújo
Tutor: Matos, Elvis de Azevedo
Palabras clave : Improviso cênico-musical;Experiência artística;Ensino de arte;Impromptu scenic-musical;Artistic experience;Art education;Improviso cênico – musical
Fecha de publicación : 2016
Citación : Barbosa, P. H. A.; Matos, E. A. (2016)
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade pedagógica do improviso cênico- -musical como experiência artística no âmbito escolar a partir da percepção dos sujeitos participantes do processo, entendendo que esse saber pode trazer contribuições para uma prática pedagógica significativa no que se refere ao ensino e aprendizagem de arte no ensino médio. O trabalho teve como referência os estudos sobre experiência formativa de Jorge Larrosa (2002, 2011, 2015), bem como se apoiou nas propostas de improvisação de Augusto Boal (2010, 2012) e Hans-Joachim Koellreutter (1997). O contexto da pesquisa de campo foram as aulas de arte da 1ª série do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, bem como os encontros com um grupo formado com alunos de outras séries, turmas e turnos da mesma escola. O método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e gravações audiovisuais dos encontros. A partir da interpretação do discurso dos sujeitos foram encontradas três categorias para análise: abertura do currículo: liberdade para expressar-se criativamente; expressão da subjetividade e alteridade na formação artística; e motivação. Constatou-se que o improviso cênico-musical revelou múltiplas potencialidades pedagógicas, dentre as principais: apropriação do conhecimento de forma integral a partir da unificação das linguagens musical e cênica; estímulo a novas percepções da realidade e à criatividade; e motivação para o aprendizado proporcionado pelo aspecto lúdico dos jogos.
Abstract: This research aimed to investigate the pedagogical potential of the scenic-musical improvisation as an artistic experience in schools from the perception of the participating subjects in the process, understanding that this knowledge can bring contributions to a significant pedagogical practice in relation to teaching and learning of art in high school. The work had as reference Jorge Larrosa’s studies on formative experience (2002, 2011, 2015), and relied on Augusto Boal (2010, 2012) and Hans-Joachim Koellreutter’s (1997) improvisation proposals. The field research context were the art classes of the first year of high school from a state school of Ceará and meetings with a group formed with students from other grades, classes and shifts of the same school. The method used was action research and had a semi-structured interview and audiovisual recordings of the meetings as main instruments of data collection. Three categories for analysis were found from the interpretation of the subjects’ discourse, such as: opening of the curriculum: freedom to express themselves creatively; expression of subjectivity and otherness in artistic formation; motivation. It was found that the scenic-musical improvisation revealed multiple pedagogical potential, among the main ones: appropriation of full knowledge from the unification of musical and scenic languages; encouraging new perceptions of reality and creativity; motivation for learning provided by the playful aspect of the games
Descripción : BARBOSA, Pedro Henrique Araújo. O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2016
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18359
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_Dis_PHABarbosa.pdf687,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.