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dc.contributor.authorSilva, Keina Maria Guedes da-
dc.contributor.authorTabosa, Hamilton Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-07-12T14:02:30Z-
dc.date.available2016-07-12T14:02:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Keina Maria Guedes da; TABOSA, Hamilton Rodrigues. Marketing de relacionamento em bibliotecas universitárias. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 3, p. 219-241, set./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn19818920-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18260-
dc.description.abstractIntroduction: It discusses the relationship marketing in university library, with the object of study the Care Sector to Reader of the Humanities Library (BCH) of the Federal University of Ceará, and the relationship between reference librarians and users. Objective: Investigate, with the direction and the reference librarians of BCH, the knowledge they have about relationship marketing, to see the importance of making use of this type of marketing to better satisfy users that relationship marketing activities are practiced as are practiced and are practiced consciously, and verify, with library users, their perception of the practice and their degree of satisfaction when the developed relationship marketing. Methodology: this study consists of an exploratory study with a qualitative approach. We used the functionalism and as a tool for data collection, we opted for the semi-structured interview and questionnaires. To analyze the data, we opted for the content analysis. Results: It was found that the knowledge that the director of BCH and the reference librarians have on relationship marketing is still very restricted, and although they see the importance of the issue under the BCH, the shares are practicing unconsciously, which leaves gaps in the perception of users in relation to these practices. Conclusions: regardless of the type of actions, users showed a considerable degree of satisfaction with the actions taken by the BCH.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInformação & Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectRelationship marketingpt_BR
dc.subjectUniversity librarypt_BR
dc.subjectMarketing relacionalpt_BR
dc.subjectBiblioteca de la universidadpt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento em bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.title.alternativeLa deconstrucción de estereotipos indeseables sobre el bibliotecario: el uso del marketing relacional en las bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: Aborda o marketing de relacionamento em biblioteca universitária, tendo como objeto de estudo o Setor de Assistência ao Leitor da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará, e as relações existentes entre os bibliotecários de referência e os usuários. Objetivo: Investigar, junto à direção e aos bibliotecários de referência da BCH, o conhecimento que eles têm sobre marketing de relacionamento, se veem a importância de fazer uso desse tipo de marketing para melhor satisfazer os usuários, que ações de marketing de relacionamento são praticadas, como são praticadas e se praticam de forma consciente, bem como verificar, junto aos usuários da biblioteca, sua percepção dessa prática e seu grau de satisfação quando às ações de marketing de relacionamento desenvolvidas. Metodologia: consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Utilizou-se o funcionalismo e, como instrumento para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e questionários. Para analisar os dados, optou-se pela análise de conteúdo. Resultados: Verificou-se que o conhecimento que a diretora da BCH e os bibliotecários de referência têm sobre marketing de relacionamento ainda é muito restrito, e embora vejam a importância do tema no âmbito da BCH, as ações que praticam são de forma inconsciente, o que deixa lacunas quanto à percepção dos usuários em relação a essas práticas. Conclusões: Independente do tipo de ações, os usuários apresentaram um grau considerável de satisfação em relação às ações praticadas pela BCH.pt_BR
dc.description.abstract-esIntroducción: discute el marketing relacional en la biblioteca de la universidad, con el objeto de estudio del sector de atención al lector de la Biblioteca de Humanidades (BCH) de la Universidad Federal de Ceará, y la relación entre los bibliotecarios de referencia y los usuarios. Objetivo: Para investigar, con la dirección y los bibliotecarios de referencia del BCH, el conocimiento que tienen sobre el marketing relacional, para ver la importancia de hacer uso de este tipo de marketing para satisfacer mejor a los usuarios que el marketing relacional actividades se practican como se practican y se practican conscientemente, y verificar , con los usuarios de la biblioteca, su percepción de la práctica y su grado de satisfacción cuando el marketing relacional desarrollado. Metodología: consiste en un estudio exploratorio con abordaje cualitativo. Se utilizó el funcionalismo y como herramienta de recolección de datos, se optó por la entrevista y cuestionarios semi-estructurados. Para analizar los datos, se optó por el análisis de contenido. Resultados: se encontró que el conocimiento de que el director del BCH y los bibliotecarios de referencia tienen en el marketing de relaciones es aún muy limitado, y aunque ven la importancia de la cuestión en el BCH, las acciones están practicando inconscientemente, lo que deja lagunas en la percepción de los usuarios en relación con estas prácticas. Conclusiones: independientemente del tipo de acciones, los usuarios mostraron un alto grado de satisfacción con las medidas adoptadas por el BCH.pt_BR
dc.title.enRelationship marketing in academic librariespt_BR
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