Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-08T15:00:09Z | - |
dc.date.available | 2016-07-08T15:00:09Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. Didática e trabalho pedagógico: uma análise crítica. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 48-54, jan./jun. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-7374 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18225 | - |
dc.description.abstract | The paper presents a critical analysis of pedagogical work in higher education in the context of the structure of the capitalist system. Under more specific angle, identifies and evaluates the elements that compose the pedagogical action in that category of teaching and discusses the elements that interfere with teaching. It is a relationship between pedagogy of learning to learn and pedagogy skills. Undertook a brief historical analysis of the gestation and development of the teaching process, conducted through a literature review and documentary. The analysis points to a conception that emphasizes practice over theory. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Diálogos Acadêmicos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia das competências | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical work | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy skills | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Didática e trabalho pedagógico: uma análise crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo apresenta uma análise crítica do trabalho pedagógico no ensino superior no contexto da estrutura do sistema capitalista. Sob um ângulo mais específico, identifica e avalia os elementos que compõem a ação pedagógica na referida categoria de ensino e aborda os elementos que interferem no trabalho docente. Faz-se uma relação entre a pedagogia do aprender a aprender e a pedagogia das competências. Empreendeu-se uma breve análise histórica do processo de gestação e desenvolvimento da didática, realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental. A análise aponta para uma concepção que privilegia a prática em detrimento da teoria | pt_BR |
dc.title.en | Teaching and learning work: a critical analysis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mamaguerra.pdf | 93,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.