Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18144
Tipo: | Dissertação |
Título : | Informações sobre o papiloma vírus humano (HPV) em coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio indicados pelo programa nacional do livro didático de 2015. |
Título en inglés: | Information about the human papilloma virus( hpv )in collections of textbooks high school biology indicated by the 2015 national textbook program |
Autor : | Costa, Luiz Roberto |
Tutor: | Aragão, Maria Erivalda Farias de |
Palabras clave : | Biologia - Estudo e ensino;Vírus do papiloma;Livros didáticos |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | COSTA, Luiz Roberto. Informações sobre o papiloma vírus humano (HPV) em coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio indicados pelo programa nacional do livro didático de 2015. 2016. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2016 |
Resumen en portugués brasileño: | O livro didático pode ser uma importante ferramenta para o processo de aprendizagem do alunado. Ele pode também permitir a compreensão dos eventos associados ao ensino das doenças sexualmente transmissíveis no contexto escolar, assim como as relações que se estabelecem entre os diferentes atores envolvidos neste processo. Partindo dessa premissa, este estudo tem como objetivo avaliar a temática sobre a infecção causada pelo papiloma vírus humano (HPV) nas três coleções mais bem distribuídas de Biologia do Ensino Médio sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, além de propor como produto final um manual didático digital na forma de web site para auxílio ao professor em seu trabalho de estudos sobre tal tema. As observações feitas acerca das obras seguiu os critérios sugeridos pelo PNLD de 2015, bem como se havia informações condizentes com aquelas divulgadas pelo Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde em suas publicações. Nas obras analisadas, observou-se que comentários feitos acerca das DST e infecções são bem mais elaborados do que aqueles que tratam sobre o HPV ou a infecção genital causada por tal vírus conhecida com condiloma acuminado. Das três coleções aqui estudadas, apenas uma apresentou informações de forma mais completa, embora estas informações ainda não possam ser consideradas satisfatórias sobre o HPV. Como principal resultado, verificou-se que há uma hipótese sobre acesso às informações referentes às Doenças Sexualmente Transmissíveis e que os jovens podem ser relapsos ou displicentes quanto aos métodos de prevenção contra tais doenças entre adolescentes em fase de ensino médio. Com isso, concluiu-se que a veracidade e relevância de informações presentes nestes livros de ensino médio na atualidade não é suficiente para permitir aos alunos conhecerem sobre os mecanismos de transmissão e prevenção contra o HPV e as infecções causadas por este vírus. Como paliativo para contornar esta situação, propõe-se neste trabalho um manual digital online na forma de web site como fonte segura de informações que complemente as informações existentes ou ausentes sobre o HPV nos livros didáticos de biologia do ensino médio, permitindo o amplo acesso a este valoroso tema. |
Abstract: | The textbook can be an important tool for the student body of the learning process. It can also allow the understanding of the events associated with the teaching of sexually transmitted diseases in the school context, and the relationships established between the different actors involved in this process. From this premise, this study aims to evaluate the theme of the infection caused by the human papilloma virus (HPV) in the three most widely distributed collections of High School Biology suggested by the National Textbook Program (PNLD) 2015, and to propose as a final product a digital teaching manual in the form of web site to aid the teacher in his work studies on this theme. The comments made about the works followed the criteria suggested by the 2015 PNLD and if information was consistent with those published by the World Health Organization and Ministry of Health in its publications. In the works analyzed, it was observed that comments about the STD infections and are more elaborate than those that deal or genital HPV infection by such a virus known as condyloma acuminata. Of the three collections studied here presented an information more completely, although this information cannot be considered satisfactory on HPV. The main result, it was found that there is a chance of access to information relating to sexually transmitted diseases and that young people can be lax or careless as methods of preventing such diseases among adolescents in high school stage. Thus, it was concluded that the veracity and relevance of information provided in these high school books today is not enough to allow students to know about the mechanisms of transmission and prevention of HPV and infections caused by this virus. As a palliative to get around this, it is proposed in this paper an online digital manual in the form of web site as a reliable source of information that complements existing or missing information about HPV in textbooks of high school biology, enabling broad access to this worthy topic. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18144 |
Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_lrcosta.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.