Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPequeno, Mauro Cavalcante-
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.date.accessioned2016-06-30T18:08:16Z-
dc.date.available2016-06-30T18:08:16Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Objeto de aprendizagem como ferramenta de modelagem computacional exploratória aplicada ao ensino de física. 2008. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18066-
dc.description.abstractResearches in the field of Computers in Education demonstrate new possibilities in the development and learning of Physics concepts mediated by computer environments. Resources such as animation and interactive simulation allow the construction of concepts and new forms of mental representation of Physics models by students. Learning Objects (LO) are one of the most used computer learning environments. Just the use of such resources does not guarantee improvement in the learning process. The current study investigated how these objects can contribute to the understanding of Physics concepts and how students evaluate the use of such resources for the learning of Physics. The study was conducted at a public school in Fortaleza, Ceará – Brasil, with High School students while conducting computational modeling activitities. Data were collected through the application of an evaluation questionnaire developed for the research. The study concluded that students overcome some difficulties in understanding concepts of Physics and that before a new situation, which was purposely used in the computational environment for this research; some difficulties in the understanding of Physics concepts are detected. The results also indicate the feasibility of such methods as mediating elements in the teaching of Physics, especially in understanding of the photoelectric effectpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática da computaçãopt_BR
dc.subjectModelagem exploratóriapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectExploratory modelingpt_BR
dc.subjectTeaching of physicspt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectMétodos orientados a objetos (Computação)pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleObjeto de aprendizagem como ferramenta de modelagem computacional exploratória aplicada ao ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.description.abstract-ptbrPesquisas em Informática Educativa demonstram novas possibilidades no desenvolvimento e na aprendizagem de conceitos físicos mediados por ambientes computacionais. Recursos como a simulação e a animação interativa permitem aos alunos uma melhor construção de conceitos e novas formas de representação mental do modelo físico explorado. Dentre os ambientes computacionais desenvolvidos atualmente, destacam-se os Objetos de Aprendizagem (OA). Apenas a utilização de tais recursos não garante melhoria da qualidade no processo de aprendizagem. É necessário o desenvolvimento de metodologias de utilização destes recursos computacionais voltados para a Educação. O presente estudo investigou como OA podem contribuir para a compreensão de conceitos físicos e como os alunos avaliam sua utilização para a aprendizagem em Física. Foi realizado um experimento de campo em uma escola Pública de Fortaleza, Ceará – Brasil, com alunos do Ensino Médio durante a realização de atividades de modelagem computacional. Os dados foram coletados por meio de um dossiê avaliativo desenvolvido para esta pesquisa. O estudo concluiu que os alunos superam algumas dificuldades na compreensão de conceitos físicos e que diante de uma situação nova, que foi propositalmente explorada no ambiente computacional durante esta pesquisa, alguns problemas de concepção de conceitos em física são detectados. Os resultados do estudo apontam a viabilidade de tais metodologias como elementos mediadores no Ensino de Física, em especial na compreensão do Efeito fotoelétricopt_BR
dc.title.enLearning object as a modeling tool applied to exploratory computational physics educationpt_BR
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_fhlvasconcelos.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.