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dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorBarbosa, Marilene Lobo Abreu-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2016-06-21T16:45:36Z-
dc.date.available2016-06-21T16:45:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Abordagem cognitiva para gestão do planejamento estratégico nas organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 49-68, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2236-417X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17835-
dc.description.abstractThe boiling in political, economic and social situation subsidizes organizations to invest in strong management models, dynamic and attentive to allow them to monitor the external environment that surrounds it, and monitor and improve your indoor environment. Thus, the objective is to examine the value of cognitive studies in the optimization of strategic management through improved information systems. A systematic review was guided to achieve this objective. Cognitive concepts and their developments are initially contrasted with learning, mediation and skills development. Furthermore are presented some cases studies with the application of the Structural Cognitive Modifiability Theory (SCMT), and the Mediated Learning Experience theory (MLE), which were developed through the Instrumental Enrichment Programs (IEP) created by Reuven Feuerstein, a disciple of Piaget, in order to describe the trajectory through which a subject arrives at a solution to a problem, proposing the cognitive map as a tool to analyze the mental act. In conclusion, professions undergo profound changes of a complex and diverse nature as a result of the political, economic and social situation that leads to interdependence and competition, requiring an overhaul of principles, theories and educational practices in order to align the professional profiles with the social and productive demands that require independent reflective, flexible, creative, proactive professionals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPerspectivas em Gestão & Conhecimentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos cognitivospt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectGestão organizacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectCognitive studiespt_BR
dc.subjectStrategic managementpt_BR
dc.subjectOrganizational managementpt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.subjectDecision-makingpt_BR
dc.titleAbordagem cognitiva para gestão do planejamento estratégico nas organizaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ebulição na conjuntura política, econômica e social subsidia as organizações a investirem em modelos de gestão fortes, dinâmicos e atentos, que lhes permitam monitorar o ambiente externo que a circunda, bem como acompanhar e incrementar o seu ambiente interno. Destarte, objetiva-se analisar o valor dos estudos cognitivos na otimização da gestão estratégica, mediante o fortalecimento de sistemas de informação. Para alcançar este propósito, contrastam-se, inicialmente, conceitos sobre cognição e seus desdobramentos relacionados com os temas – aprendizagem, mediação e desenvolvimento de competências e apresentam-se a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e a Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) desenvolvidas por meio do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), criados por Reuven Feuerstein, discípulo de Piaget, com o objetivo de descrever a trajetória pela qual o sujeito chega à solução do problema e propõe o mapa cognitivo como ferramenta de análise do ato mental. Conclui-se que as profissões sofrem alterações profundas, de natureza diversa e complexa, em função destas novas situações, que as levam à interdependência e à competição, demandando reconversões nos princípios, teorias e práticas educacionais, de modo a alinhar os perfis profissionais às demandas sociais e produtivas, que, na atualidade, caracterizam-se pela exigência de profissionais autônomos, reflexivos, flexíveis, criativos e proativos.pt_BR
dc.title.enCognitive approach for strategic planning management in organizationspt_BR
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