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Type: Artigo de Periódico
Title: Tempo livre e tempo do trabalho: a dissolução das fronteiras temporais
Title in English: Leisure and working time: the disappearance of temporal frontiers
Authors: Severiano, Maria de Fátima Vieira
Estramiana, José Luis Álvaro
Keywords: Tempo de trabalho;Tempo livre;Sociedade de consumo;Industria cultural;Working time;Leisure time;Consuming societ;Culture industry
Issue Date: 2012
Citation: SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira; ESTRAMIANA, José Luis Álvaro. “Tempo livre” e “tempo do trabalho”: a dissolução das fronteiras temporais. Quaderns de Psicologia, Barcelona, v. 14, n. 2, p. 67-76, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: A passagem de uma sociedade do trabalho, centrada em uma ética produtivista, dá lugar a uma sociedade do consumo, hedonista, na qual o tempo livre é consumido como mais uma mercadoria, instrumentalizada pela Indústria Cultural (Adorno). Neste artigo, se defende a tese de que a atual proeminência do tempo livre sobre o tempo do trabalho, somente ocorre porque este se tornou um tempo de produção, viabilizado pelas novas tecnologias, pela indústria cultural e pelo consumo. As categorias analíticas de ambas temporalidades se tornam cada vez mais indistinguíveis, num sistema social e econômico em que predominam a uniformização de um tempo enquanto subproduto da mercantilização. A partir da crítica da cultura frankfurteana e dos conceitos sociológicos de Bauman (sociedade líquida) e Sennett (flexitempo) este artigo analisa as estratégias de invasão do tempo livre pelo trabalho, interpretados não mais como dois polos antitéticos, mas submetidos à mesma lógica produtivista do capitalismo tardio.
Abstract: The passage from a working society, centred in an productive ethic, gives way to a consuming and hedonist society in which leisure time is consumed like a merchandise instrumentalized by the Culture Industry (Adorno). In this article we defend the thesis that the prominence of leisure over working time ispossible because the former became a productive time by means of the new technologies, the Culture Industry and the consumerism.The analytical categories of both temporalities become even more undistinguishable in a economic and social system dominated by the uniformities of a time which is a subproduct of the merchandising. Making usage of the Frankfurt critic of the culture, the sociological concepts of liquid society (Bauman) and flexi-time (Sennet), this article analyses the invasion of leisure by working time which makes impossible the distinction between them as opposite categories and makes us considering both as part of the same productive logic of late capitalism.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17742
ISSN: 0211 - 3481
Access Rights: Acesso Aberto
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