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dc.contributor.authorFrese, Michael-
dc.date.accessioned2016-06-08T12:21:03Z-
dc.date.available2016-06-08T12:21:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFRESE, Michael. Rumo a uma psicologia do empreendedorismo - uma perspectiva da teoria da ação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 40-76, jul./dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn(on line) 2179 - 1740-
dc.identifier.issn(impresso) 0102 - 1222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17514-
dc.description.abstractThis contribution discusses a theory of entrepreneurship, its empirical base, and its implications. First, it argues that a psychological approach is necessary to understand entrepreneurship. Second, it argues that any theory of entrepreneurship should use active actions as a starting point — entrepreneurship is the epitome of an active agent in the market (rather than a reactive agent). Third, it discusses an action regulation theory to better understand the psychology of entrepreneurship. Fourth, it provides examples how this theory can help to understand entrepreneurial success. Finally, I suggest intervention programs to help entrepreneurs to be successful at growing their organizations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTeoria da açãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleRumo a uma psicologia do empreendedorismo - uma perspectiva da teoria da açãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta contribuição discute a teoria do empreendedorismo, sua base empírica e suas implicações. Primeiro, argumenta que a abordagem psicológica é necessária para a compreensão do empreendedorismo. Segundo, argumenta que qualquer teoria do empreendedorismo deveria se utilizar de ações ativas como um ponto de partida – empreendedorismo é o epítome de um agente ativo no mercado (e não um agente reativo). Terceiro, discute uma teoria de regulação da ação para uma melhor compreensão da psicologia do empreendedorismo. Quarto, traz exemplos de como essa teoria pode ajudar a entender o sucesso empresarial. Finalmente, sugiro programas de intervenção para ajudar empresários a conseguirem ser bem sucedidos, fazendo crescer suas organizações.pt_BR
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