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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Profile of brazilian dental students and its relationship to anxiety levels
Autor(es): Silva, Nayane Cavalcante Ferreira da
Silva, Bruno Rocha da
Vasconcelos, Hélvia Menezes
Oliveira, Patrícia Maria Costa de
Teixeira, Edson Holanda
Aguiar, Andréa Sílvia Walter de
Palavras-chave: Odontologia;Ansiedade;Escala de Ansiedade Frente a Teste
Data do documento: Jan-2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: SILVA, N. C. F. et al. Profile of brazilian dental students and its relationship to anxiety levels. Rev Med UFC, v. 55, n. 1, p. 25-32, jan./jun. 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos estudantes de odontologia e sua relação com os níveis de ansiedade. O Inventário de Ansiedade Traço-Estado foi aplicado a 207 alunos do primeiro ao quinto ano, matriculados no curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os participantes tinham entre 17 a 29 anos, e a maioria eram mulheres (57,5%). Os alunos tiveram uma carga de aulas semanais de até 40 horas e realizaram pelo menos duas atividades complementares, além do curso de graduação. Quase todos os alunos (95,7%) tinham frequentado escolas privadas e 80,6% viviam com seus pais ou cônjuges. Em relação à escolaridade dos pais, 59,4% das mães e 55,6% dos pais tinham um diploma de Ensino Superior. A maioria dos estudantes apresentaram níveis médios de ansiedade, ansiedade-estado (53,1%) e ansiedade-traço (81,6%). Pode-se concluir que mais de 50% dos alunos que frequentam o curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará demonstraram um nível médio de ansiedade, e que a carga horária excessiva e as atividades complementares necessárias para obtenção do título de graduação em Odontologia provavelmente podem estar influenciando os níveis de ansiedade dos alunos, entretanto, mais estudos e testes estatísticos devem ser realizados para identificar as principais causas, a fim de preservar a saúde mental desses futuros cirurgiões-dentistas.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the profile of dental students and its relationship to anxiety levels. The State-Trait Anxiety Inventory was applied to 207 first- to fifth-year undergraduates enrolled in the dentistry program at the School of Pharmacy, Dentistry and Nursing, Federal University of Ceará, Brazil. Participants were aged 17 to 29 years, and the maiority were women (57.5%). Students had a weekly workload of up to 40 hours and performed at least two complementary activities, in addition to their undergraduate training. Almost all students (95.7%) had attended private high schools and 80.6% lived with their parents or spouses. Regarding parental education, 59.4% of mothers and 55.6% of fathers had a higher education degree. Most students showed medium levels of anxiety according to measurements of state anxiety (53.1%) and trait anxiety (81.6%). It can be concluded that more than 50% of students in the Dentistry graduation course of the Federal University of Ceará showed an average level of anxiety, and that the excessive workload and enrichment activities necessary to obtain the undergraduate degree in Dentistry probably can be influencing the anxiety levels of students, however, more studies and statistical tests should be performed to identify the root causes in order to preserve the mental health of these future dentists.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17452
ISSN: 0100-1302 Impressa
2447-6595 On line
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