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dc.contributor.advisorAlmeida Filho, Edgard Patrício de-
dc.contributor.authorOliveira, Denisia Souza de-
dc.date.accessioned2016-05-27T13:09:14Z-
dc.date.available2016-05-27T13:09:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Denisia Souza de. Raul Lampião do Crato: as práticas comunicativas de um personagem em performance. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17045-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate the implementation of communicative practices undertaken by Raul Lampião Crato. A figure willing to attribute Raul Seixas - hair, beard, physique - adorned with hat, cartridge belts and leather sandals, inspired by the bandit Lampião. The character performs advertising service advertising wheel in the commercial center of Crato, a town in the interior of Ceará. It is on public display that Raul Lampião presents its communicative practices, coordinating negotiations in which stand elements and features of an economic nature sometimes, elements and features of a social nature in another hand (Bakhtin, 1987; Bitti Zani, 1997; Thompson, 1998). In this context, we use the critical analysis of the narrative (Motta, 2013) as a methodology to understand the character, his speeches and his artistic expressions (Martin-Barbero, 2003; Carreira, 2005). At the end of this work, it is concluded that due to the complexity of performing actions (Hymes, 1975; Glusberg, 1987; Zumthor, 1993, 1997, 2003) undertaken by Raul Lampião the critical relationship established with reality is guided by its commercial activity, and vice versa, as a two-way flow that sustains and feeds on the varied and dissonant circumstances of everyday life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCommunicative practicespt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectLampião, Raul (Pseud.) - Análise do discursopt_BR
dc.subjectLampião, Raul (Pseud.) - Personagens e característicaspt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo e comunicaçãopt_BR
dc.subjectFeiras livres - Propagandas - Análise do discursopt_BR
dc.titleRaul Lampião do Crato: as práticas comunicativas de um personagem em performancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta desse trabalho é investigar a operacionalização das práticas comunicativas empreendidas por Raul Lampião do Crato. Uma figura disposta com atributos de Raul Seixas – cabelo, barba, porte físico - adornado com chapéu, cartucheiras e sandálias de couro, inspirado no cangaceiro Lampião. O personagem realiza serviço publicitário de propaganda volante no centro comercial do Crato, cidade localizada no interior do Estado do Ceará. É na exposição pública que Raul Lampião apresenta suas práticas comunicativas, articulando negociações nas quais sobressaem ora elementos e características de natureza econômica, ora elementos e características de natureza social (Bakhtin, 1987; Bitti Zani, 1997; Thompson, 1998). Diante desse contexto, utiliza-se a análise crítica da narrativa (Motta, 2013) como metodologia para compreender o personagem, seus discursos e suas expressões artísticas (Martín-Barbero, 2003; Carreira, 2005). Ao final desse trabalho, conclui-se que devido à complexidade das ações performáticas (Hymes, 1975; Glusberg, 1987; Zumthor, 1993, 1997, 2003) empreendidas por Raul Lampião a relação crítica estabelecida com a realidade é orientada pela sua atividade comercial, e vice-versa, como um fluxo de mão-dupla que se sustenta e se nutre diante das variadas e dissonantes circunstâncias da vida cotidiana.pt_BR
dc.title.enRaul Lampião Crato: communicative practices of a character in performancept_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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