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dc.contributor.authorAraújo, Denise Lino de-
dc.date.accessioned2016-05-03T10:38:02Z-
dc.date.available2016-05-03T10:38:02Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationAraújo, D. L. (2001)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571-
dc.descriptionARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001.pt_BR
dc.description.abstractThe “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCNs), edited by the Ministry of Culture and Education, are a Brazilian teaching reference document, whose main purpose is to aid curricular discussion. This study aims at making an analysis of paradigm underlying the document where it refers to the teaching strategies os mother tongue. An interpretative comparative analysis has been performed through a confrontation of the various statements presented in several sctions os the document. It is important to point out that, although this document has not been understood by the large number of teachers, the PCNs today are used in most Elementary and High Schools and in Schools of Education in Brazil, a fact that justifies a research study in which it can be examined, explained, discussed and revised.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectParadigmapt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.titlePCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), lançados pelos MEC, são um documento norteador do ensino, cuja finalidade é “constituir-se como referência para as discussões curriculares da área – em curso há vários anos em muitos Estados e Municípios – e contribuir com técnicos e professores no processo de revisão e elaboração de propostas didáticas”. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do paradigma de ensino de língua materna subjacente a esse documento. Como procedimento de análise, dá-se, neste trabalho, preferência a análise comparativa de cunho interpretativista, confrontando-se as afirmativas apresentadas em várias sessões. Vale salientar que embora não assimilado pela massa de professores a que se dirige e em vários pontos criticado por especialistas, os PCN são hoje um texto em circulação nas escolas e nos cursos de formação de professores, daí a justificativa para a realização de estudos como esse que possam analisá-lo, explicá-lo, discuti-lo, revê-lo.pt_BR
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