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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Denise Lino de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T10:38:02Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T10:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, D. L. (2001) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571 | - |
dc.description | ARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001. | pt_BR |
dc.description.abstract | The “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCNs), edited by the Ministry of Culture and Education, are a Brazilian teaching reference document, whose main purpose is to aid curricular discussion. This study aims at making an analysis of paradigm underlying the document where it refers to the teaching strategies os mother tongue. An interpretative comparative analysis has been performed through a confrontation of the various statements presented in several sctions os the document. It is important to point out that, although this document has not been understood by the large number of teachers, the PCNs today are used in most Elementary and High Schools and in Schools of Education in Brazil, a fact that justifies a research study in which it can be examined, explained, discussed and revised. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PCN | pt_BR |
dc.subject | Paradigma | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua materna | pt_BR |
dc.title | PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), lançados pelos MEC, são um documento norteador do ensino, cuja finalidade é “constituir-se como referência para as discussões curriculares da área – em curso há vários anos em muitos Estados e Municípios – e contribuir com técnicos e professores no processo de revisão e elaboração de propostas didáticas”. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do paradigma de ensino de língua materna subjacente a esse documento. Como procedimento de análise, dá-se, neste trabalho, preferência a análise comparativa de cunho interpretativista, confrontando-se as afirmativas apresentadas em várias sessões. Vale salientar que embora não assimilado pela massa de professores a que se dirige e em vários pontos criticado por especialistas, os PCN são hoje um texto em circulação nas escolas e nos cursos de formação de professores, daí a justificativa para a realização de estudos como esse que possam analisá-lo, explicá-lo, discuti-lo, revê-lo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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