Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRomero, Claudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorXimenes, Loreta Maria Cunha-
dc.date.accessioned2016-04-25T13:52:09Z-
dc.date.available2016-04-25T13:52:09Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationXIMENES, Loreta Maria Cunha. A influência da marca na decisão de compra de clientes baixa renda. 2008. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16386-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.titleA influência da marca na decisão de compra de clientes baixa rendapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, é apresentada uma investigação sobre a influência da marca no processo de decisão de compra do consumidor de baixa renda da cidade de Fortaleza. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, com 291 pessoas em 27 bairros do Município. Nesta investigação, fez-se uso de um questionário estruturado, aplicado por meio de entrevista direta e domiciliar. A base teórica explorou a temática do comportamento do consumidor, especificamente seu processo de decisão de compra, bem como a marca e o mercado de baixa renda. Em síntese, as conclusões extraídas deste trabalho mostram que, como era de se esperar, o preço é o elemento que, na maioria das vezes, mais influencia a decisão de compra desse consumidor, contudo, para alguns produtos, como alimentos e de higiene pessoal, a marca prevalece na escolha, embora isto implique pagar preço mais caro. Este estudo fornece informações que podem auxiliar as empresas no desenvolvimento de estratégias mercadológicas, objetivando atingir a satisfação das necessidades desse mercado especifico de forma mais eficaz. Nas conclusões e considerações finais, sugerem-se propostas para trabalhos futuros, com novas abordagens das teorias discutidas e outros mercados.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_lmcximenes.pdf615,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.