Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16321
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico socioambiental da área do lixão do município de Quixadá-CE
Autor(es): Colares, Beatriz Almeida
Orientador: Sales, Marta Celina Linhares
Palavras-chave: Engenharia sanitária;Resíduos sólidos;Contaminação ambiental;Catadores;Semiárido;Região semiárida;Catadores de lixo - Quixadá (CE)
Data do documento: 2013
Citação: COLARES, Beatriz Almeida. Diagnóstico socioambiental da área do lixão do município de Quixadá-CE. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A questão dos resíduos sólidos no Brasil é um tema a ser discutido com frequência, devido a sua importância para o desenvolvimento sustentável, já que consegue abranger as dimensões sociais, políticas, econômicas e ambientais que são almejadas pelos estudiosos do tema. O presente trabalho objetivou elaborar um diagnóstico socioambiental da área do lixão da cidade de Quixadá - CE, tentando verificar o grau de contaminação do local, uma vez que, poderá estar degradando meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas que estabelecem um contato direto com a área ou com os recursos hídricos no entorno dela. O lixão deve receber todos os resíduos (domiciliar, comercial e de saúde) produzidos na cidade e nos seus distritos. Esses resíduos (toneladas diárias) são dispostos próximos a recursos hídricos e são sustento de aproximadamente dezesseis catadores de materiais recicláveis. Para alcançar o objetivo proposto elaborou-se uma metodologia baseada em análises físicas e químicas de amostras de água e solo a fim de estimar o grau de contaminação dos corpos hídricos no entorno do lixão e analisar a dinâmica da percolação do lixiviado no solo semiárido. E, por meio da aplicação de questionários conhecer a relação lixo/catador em uma cidade do interior do Ceará. A partir da avaliação da análises, observou-se que a atividade realizada no lixão, no período de estiagem, não impacta o ambiente numa extenção maior que cem metros do ponto principal. Também verficou-se que existe uma relação capitalista entre catador e sucateiro, no qual os agentes ambientais possuem uma relação de subordinação e exploração referente ao sucateiro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16321
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_bacolares.pdf8,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.