Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16046
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA |
Autor : | Santos, Sônia de Fátima Rodrigues |
Palabras clave : | PROEJA;Prática Pedagógica;Didática |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | Santos, S. F. R. (2010) |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo apresenta um recorte do referencial teórico do trabalho de tese de doutorado em educação que desenvolvemos da Universidade Federal do Ceará. Visamos refletir sobre a prática pedagógica necessária ao desenvolvimento do Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na Modalidade de Educação de jovens e Adultos - PROEJA. Conceituando a Prática Pedagógica na visão do conceituado Paulo Freire, que defendeu a tese que a prática pedagógica é construída dialeticamente, a partir da interação dos sujeitos no espaço onde acontece o ato educativo. E que a prática pedagógica é uma atividade humana, fundamentada pelo reconhecimento do outro como sujeito histórico e construtor de saberes, e por meio do diálogo é possível ambos se reconhecerem como tal. E por se tratar de uma atividade humana a prática pedagógica deve reconhecer a existência aluno, reconhecer que os alunos possuem saberes construídos em sua vivência, os quais merecem ser expostos para construção coletiva de uma visão de mundo que proporcione a todos compreender a realidade. |
Abstract: | The article, presents a indenture of the theoretical reference from the doctorate thesis on education developed on Univerisdade Federal do Ceará. The aim was the reflection about the pedagogical practice indispensable to the development of the "Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na Modalidade de Educação de jovens e Adultos" - PROEjA. Conceptualizing pedagogical practice according to the worthy Paulo Freire who defended that the pedagogical practice is composed in a dialectical way, following the interaction of the individual in the space where the educational action happens. And that the pedagogical practice is a human activity based on the acknowledgement of the other as a historical individual and as a knowledge builder, and through dialogue, it's possible the mutual recognition as such. And as the discussion is about a human activity, the pedagogical practice must recognize the student's existence; accept that students have built knowledge on their experience, which deserve to be exposed to the collective construction of a world vision that provides to everyone the understanding of the reality. |
Descripción : | SANTOS, Sônia de Fátima Rodrigues. Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 198-209, 2010. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16046 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_sfrsantos.pdf | 5,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.