Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16045
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Percurso e itinerário da ETFPA como proposta de profissionalização do ensino na década de 1970
Autor : Lobato, Ana Maria Leite
Palabras clave : Educação;Profissionalização;Desenvolvimento
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : LOBATO, Ana Maria Leite. Percurso e itinerário da ETFPA como proposta de profissionalização do ensino na década de 1970. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 180-197, 2010.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a Educação Profissional na Escola Técnica Federal do Pará, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará na década de 1970. Esta abordagem apresenta aproximações sobre a história da Instituição, considerando as mudanças na região conhecida como Operação Amazônia; o papel da educação, da Instituição, dos cursos que foram criados para atender as instalações de empresas, da demanda que se apresentava e a reforma de ensino a partir da Lei nº 5692/71; e ainda a relação entre educação e a teoria do capital humano. Para tal foi necessário uma revisão teórica, uma compilação e uma entrevista semi-estruturada com um aluno da instituição. Por último, as considerações finais com aproximações críticas sobre o papel da educação na profissionalização no processo de desenvolvimento da Amazônia.
Abstract: This article aims to reflect on the general Vocational Technical School in Federal do Pará, current Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará in the 1970. This approach provides approximations on the history of the institution, considering changes in the region known as Operation Amazonia; the role of education, institution, the courses are designed to meet the company premises, demand that presented itself and reform the education from the Law No. 5692/71, and also the relationship between education and human capital theory. This was necessary for a theoretical review, a compilation and a semi-structured interview with a student of that period. Finally, closing remarks with a critical approach on the role of education in the professionalization, process of development in the Amazonia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16045
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_amlobato.pdf8,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.