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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Tânia Serra Azul Machado | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T21:04:39Z | - |
dc.date.available | 2016-04-04T21:04:39Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Educação: empregabilidade ou emancipação humana? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 135-146, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16042 | - |
dc.description.abstract | This is written debate on education in the service of a society based on capitalist market values, is proposed to analyze the consequences of this action and the possibilities of subversion. In this context, understand that the human has abandoned his character processor/ emancipating and is assumed as a source of purely bourgeois interests. The "knowledge society" gives way to the "information society". This educational model establishes itself as another tool of oppression of the working class can be considered as a form of symbolic domination, as it favors the subsumption of the worker to the dominant ideology, causing it to pass into believing that you are solely responsible for its "professional failure". Individuais undergoing, in effect, an education lightly, accumulating more and more information without, however, have access to a wide general culture that allows the encouragement of critical thinking. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade ou emancipação humana | pt_BR |
dc.title | Educação: empregabilidade ou emancipação humana? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este escrito constitui debate sobre a educação a serviço de uma sociedade baseada em valores mercantis capitalistas e se propõe à análise das consequências dessa ação e de suas possibilidades de subversão. Nesse contexto, compreende que a formação humana tem abandonando seu caráter transformador/emancipador e se assumido como fonte de interesses puramente burgueses. A "sociedade do saber" cede espaço à "sociedade da informação". Esse modelo educacional instaura-se como mais uma ferramenta de opressão da classe trabalhadora, podendo ser considerado como uma forma de dominação simbólica, porquanto favorece a subsunção do trabalhador à ideologia dominante, fazendo com que este passe a crer que é o único responsável por seu "fracasso profissional". Os indivíduos submetem-se, com efeito, a uma formação aligeirada, acumulando mais e mais informações sem, no entanto, ter acesso a uma cultura ampla e geral que permita o favorecimento de reflexões críticas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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