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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As práxis docentes e o ensino de geografia
Autor(es): Oliveira, Stanley Braz de
Palavras-chave: Prática docente;Ensino de geografia;Política da Educação
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Oliveira, S. B. (2010)
Resumo: Este artigo sobre as Práxis Docentes e o ensino de Geografia busca fazer uma análise de como se dá a formação dos professores agregada aos processos de desenvolvimento da educação no País. A partir daí, pretende-se visualizar quais foram as mudanças que ocorreram na profissão docente, em destaque, na de Geografia, pois esta ciência passou por vários obstáculos até encontrar seu objetivo, dificultando assim a sua consolidação, o que repercutiu no modo de pensar dos seus teóricos como também dos acadêmicos da disciplina, que a absorvem como ciência de conhecimento do espaço, sem, contudo, fazer uma análise deste com o todo, particularmente com o cotidiano dos alunos, levando-os a se graduarem com conhecimentos específicos da Geografia, mas sem um olhar para o contexto global e até mesmo pedagógico, transformando-os meramente em reprodutores de teorias e não em educadores. Trata-se também da falta de políticas públicas educacionais, que contribuem para a deficiência do ensino e da aprendizagem através da parametrização dos conteúdos didáticos de Geografia pelos alunos.
Abstract: This article about Praxis Teachersand teaching of Geography seeks to make an analysis of how it is training teachers to aggregate processes of development of education in the country Thereafter, we intend to see what were the changes that occurred in the teaching profession, Featured in Geography, as the science has gone through many obstacles to meet their goal, thus hindering its consolidation, which affected the thinking of its theoretical as well as the academic discipline, which absorb the knowledge of how science space, without, however, to analyze this with the whole, particularly with the daily life of students, leading them to graduate with specific knowledge of geography, but without a look at the over all context and even educational, making them merely in breeding theories, not educators. It is also a lack of educational public policies that contribute to the deficiency of teaching and learning through the parameterization of the contents of textbooks for geography students.
Descrição: OLIVEIRA, Stanley Braz de. As práxis docentes e o ensino de geografia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.1, n.59, p. 108-121, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16004
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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