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dc.contributor.authorCarvalho, Nelly Medeiros de-
dc.contributor.authorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.date.accessioned2016-04-01T10:41:04Z-
dc.date.available2016-04-01T10:41:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCarvalho, N. M.; SOUSA, M. M. F. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051 (impresso)-
dc.identifier.issn2358-4793 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15947-
dc.descriptionCARVALHO, Nelly Medeiros de; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Competência comunicativa escrita na escola. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 33, n. 1, p. 91-101, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we aim to reflect on the communicative competence in writing at school. For this, we weave considerations about conceptions such as linguistic competence, communicative competence in order to reach a conception of communicative competence in writing; although these linguistic phenomena each preserve their own identities, we understand that they are interrelated. For this discussion, we draw on views of researchers such as Koch and Favero, Marcuschi, Kleiman, among others. With respect to this issue, we also discuss conceptions of literacy and of “lettering”, in order to reveal the reach of these phenomenona in the educational environment. Finally, we discuss some real situations of the use of writing to show contexts of social practices of “lettering” and its relationship with the school environment. Therefore, it is clear that the school should consider the previous knowledge of the child, who is a participant in writing situations, this involves considering what the child already knows due to their world knowledge, which is essential to their learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleCompetência comunicativa escrita na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, temos como objetivo refletir sobre a competência comunicativa escrita na escola. Para isso, tecemos considerações acerca de concepções como competência linguística, competência comunicativa para chegarmos à concepção de competência comunicativa escrita, pois entendemos que esses fenômenos linguísticos se inter-relacionam, embora cada um preserve sua identidade. Para essa discussão, trazemos pontos de vista de pesquisadores, como Koch e Fávero, Marcuschi, Kleiman, dentre outros. A propósito dessa questão, discutimos também concepções de alfabetização e letramento, no sentido de evidenciar o alcance de cada fenômeno no meio educacional. Por fim, discutimos algumas situações reais de uso da escrita para mostrar contextos de práticas sociais de letramento e suas relações com o contexto escolar. Diante disso, fica claro que a escola deve considerar o saber prévio da criança, que está inserida em situações de escrita, o que implica em considerar aquilo que ela já sabe, em função de seu conhecimento de mundo, que é fundamental para sua aprendizagem.pt_BR
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