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Tipo: Dissertação
Título: Gestão estratégica à luz das perspectivas do Balanced Scorecard: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Autor(es): Canuto, Francisco Ebison Souto
Orientador: Pessoa, Maria Naiula Monteiro
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Balanced Scorecard;Administração estratégica;Ensino superior - Ceará
Data do documento: 2014
Citação: CANUTO, Francisco Ebison Souto. Gestão estratégica à luz das perspectivas do Balanced Scorecard: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: A gestão das instituições públicas e privadas, no decorrer dos anos, vem tornando cada vez mais desafiador o trabalho dos gestores nessas organizações. Muitos sistemas de gestão têm sido criados e utilizados como meio de facilitar a gestão das instituições existentes no Brasil e no mundo, sendo que, em muitos casos, não permitiram atender a todos os anseios dessas organizações, tendo em vista a diversidade de variáveis não controláveis existentes, assim como, pela dificuldade de torná-las mensuráveis. Dentre os instrumentos de gestão já criados, o Balanced Scorecard (BSC) vem se destacando, tendo em vista a metodologia utilizada para auxiliar na gestão estratégica dessas instituições. O ente governamental, como meio de atender aos anseios da população, tem buscado utilizar o BSC como ferramenta para maximizar o atingimento dos objetivos institucionais firmados perante a sociedade, assim, melhorando a sua gestão estratégica, bem como cumprindo com a sua missão institucional. Desta forma, as instituições de ensino superior públicas, que em regra geral, possuem uma fraca cultura de gestão estratégica, têm a possibilidade de, através da utilização do BSC, melhorar o seu desempenho. Assim, diante do cenário apresentado e considerando que nessas instituições não é regra comum a utilização dessa ferramenta, o presente estudo tem como objetivo investigar de que modo o modelo de gestão estratégica atual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) se alinha às perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Para tanto, o estudo adota uma abordagem mista de pesquisa, compreendendo a combinação de elementos qualitativos, com delineamento exploratório, a partir, preliminarmente, da revisão bibliográfica e documental dos três principais temas base deste trabalho: Gestão Estratégica, Instituições de Ensino Superior (IES) e Balanced Scorecard (BSC); e elementos quantitativos, com delineamento descritivo, evidenciado por meio da utilização da estatística descritiva e análise de conteúdo, a partir da coleta de dados advindos de questionários e entrevistas realizadas com os gestores de nível estratégico existentes na instituição escolhida para o estudo. Desta forma, este trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, considerando a necessidade de explorar e descrever o comportamento deste fenômeno a partir de um estudo de caso único a ser realizado no IFCE. Os resultados da pesquisa apontam que, considerando a atividade fim da Instituição, a mesma prioriza a perspectiva clientes em detrimento das demais perspectivas do BSC, assim como, que o modelo de gestão estratégica atual do IFCE está parcialmente alinhado ao que preconiza o BSC, considerando a necessidade de balancear a forma de execução, acompanhamento e avaliação de suas perspectivas. Pôde-se verificar, também, que mesmo não sendo o BSC o modelo atual utilizado pelo IFCE para gerir a Instituição, a mesma está apta para realizar a sua implementação.
Abstract: The management of public and private institutions has, over the years, been making the work of managers increasingly challenging in these organizations. Many management systems have been or are still being created and used as a means to facilitate the management of existing institutions in Brazil and abroad, and, in many cases, not allowed to meet all the needs of these organizations, given the diversity of uncontrollable variables that exist, as well as the difficulty of making them measurable. Among the management tools created, the Balanced Scorecard (BSC) has been excelling, considering that the methodology is used to assist in the strategic management of these institutions. The governmental entity as a means to meet the needs of the population, has sought to utilize the BSC as a tool to maximize the achievement of institutional goals outlined with the society, thus improving its strategic management as well as fulfilling its institutional mission. To this end, the institutions of public higher education, in general, that have a poor strategic management culture, have the possibility of using the BSC to improve their performance. Thus, before the scenario presented and considering that in these institutions the use of this tool is not common rule, the present study aims to investigate how the current model of strategic management at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) aligns itself to the perspectives of the Balanced Scorecard (BSC). To that end, the study adopts a mixed research approach, comprising the combination of qualitative elements, through an exploratory design, from a preliminarily review of bibliographic and documentary of the three main foundation themes of this work: Strategic Management, Higher Education Institutions and Balanced Scorecard (BSC). And quantitative elements, through a descriptive design, evidenced by the use of descriptive statistics and content analysis, from data collected from questionnaires and interviews with managers of strategic level existing in the institutions chosen for the study. Thus, this research can be regarded as a descriptive exploratory study, considering the need to explore and describe the behavior of this phenomenon from a single case study to be conducted at the IFCE. The survey results show that, considering the core activity of the institution, it prioritizes the perspective customers at the expense of other perspectives of the BSC, as well as the current model of strategic management of IFCE is partially aligned to that recommended by the BSC, considering the need to balance the form of implementation, monitoring and evaluation of their prospects. We can notice also that despite not being the BSC the current model used by IFCE to manage the institution, it is able to achieve its implementation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15818
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