Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15649
Tipo: Dissertação
Título: Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
Título em inglês: Chemical study of Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
Autor(es): Oliveira, José Duvilardo Florêncio de
Orientador: Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa
Palavras-chave: Marcetia macrophylla;Melastomataceae;Flavonoide
Data do documento: 2012
Citação: OLIVEIRA, J. D. F. Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae). 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: Marcetia macrophylla é um planta endêmica da Bahia pertencente à família Melastomataceae. O extrato hidroalcoólico das folhas de M. macrophylla foi submetido a sucessivas cromatografias resultando no isolamento e identificação de seis metabólitos secundários: o triterpeno esqualeno, a mistura esteroidal β-sitosterol e estigmasterol, o flavonóide quercetina, a isoflavona 4’,5,7-trihidroxi-6,8-dimetilisoflavona e o derivado do ácido gálico, galato de etila. Os metabólitos foram isolados através de métodos cromatográficos clássicos, tais como: cromatografia de adsorção em coluna, partição líquido-líquido e cromatografia de exclusão. A elucidação estrutural foi efetuada através dos métodos espectroscópicos IV, EM e RMN 1H e 13C, uni e bidimensional, e comparação com os dados descritos na literatura. Este é o primeiro relato do estudo fitoquímico de M. macrophylla.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15649
Aparece nas coleções:DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_jdfoliveira.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.