Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15600
Tipo: Tese
Título: Dinâmica populacional e pesca de atuns em cardumes associados no Atlântico oeste equatorial
Título em inglês: Tuna fisheries and populational dinamic in aggregated schools in the western equatorial Atlantic
Autor(es): Silva, Guelson Batista da
Orientador: Fonteles Filho, Antonio Adauto
Palavras-chave: Atum (Peixe) - Pesca;Pescados;Tecnologia
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, G. B. Dinâmica populacional e pesca de atuns em cardumes associados no Atlântico oeste equatorial. 2013. 154 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a caracterização dos aspectos tecnológicos e da composição das capturas, complementados com estudos sobre o crescimento e a alimentação das principais espécies na pesca de atuns e afins em cardumes associados no Atlântico Oeste Equatorial. Para tanto, foram acompanhados 109 desembarques em Areia Branca, RN, no período entre jun/2010 e mai/2013, assim como o embarque em nove cruzeiros de pesca no período entre fev/2011 e dez/2012. O estudo de idade e crescimento, foi realizado com base nas leituras de anéis etários nos espinhos dorsais e microincrementos diários de otólitos de Thunnus albacares ajustados aos modelos de crescimento de von Bertalanffy, Gompertz e Logístico, os quais foram selecionados a partir dos valores de AIC (Akaike’s Criterion Information). O estudo de alimentação foi desenvolvido por meio da identificação e avaliação dos itens alimentares presentes no conteúdo estomacal de T. obesus e T. albacares. Foram observadas 9 embarcações, com comprimento total médio de 13,4 m, as quais utilizam diversas técnicas de captura como a linha de mão, vara e linha, corrico e corso, com o uso de iscas artificiais e naturais. Os desembarques totalizaram 691.533 kg de pescado, dentre os quais, as espécies alvo foram a albacora bandolim e a albacora laje, sendo retidas tambem espécies como o dourado, agulhão negro, bonito-listrado, cavala empinge, peixe rei e ainda, ocasionalmente, espécies como espadarte e cangulo. Os valores de L ̅_∞ foram estimados em 175,13 e 171,6 cm para os dados observados e retrocalculados a partir dos espinhos dorsais e em 166,6; 171,14; e 155,38 cm respectivamente para os dados agrupados, para machos e fêmeas a partir dos microincrementos diários de otólitos. Os principais itens alimentares observados na dieta de ambos os predadores foram os peixes das famílias Myctophidae, Exocoetidae, Bramidae e Nomeidae, sendo observadas com menor frequência os cefalópodes e os crustáceos. Podemos concluir que os resultados obtidos fornecem informações essênciais que ajudarão a compreender as atividades de pesca, bem como ampliarão os conhecimentos sobre a biologia das principais espécies capturadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15600
Aparece nas coleções:PPGENP - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tese_gbsilva.pdf24,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.