Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNicolau, Roseane Freitas-
dc.contributor.authorAraújo, Eveline Mourão de-
dc.date.accessioned2012-01-12T15:44:00Z-
dc.date.available2012-01-12T15:44:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationARAÚJO , Eveline Mourão de. Transmissão da psicanálise e universidade: a formulação de um saber mediante o dispositivo do ensinante de Lacan. 2009. 112f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1538-
dc.description.abstractThis dissertation is a bibliography-based study, which aims at promoting a theoretical arguing between Freud and Lacan on how Psychoanalysis is taught at the University. As consequence, the study provides a context of Psychoanalytic theory teaching in Brazilian academy, specifically in Psychology graduation courses. The research approaches to issues on psychoanalysis teaching in Psychology courses and within clinical supervision. In such perspective, there can be the formulation of a knowledge based on which psychoanalyst can establish a subversion of University discourses (student’s, professor’s, hysterics’, analyst’s), being aware of his/her semblance of someone who knows everything and conscientious of the Other’s absence. For that, the research highlights that knowledge transmission carried out within clinical supervision should be similar to the transmission of a “not all” knowledge, by means of Lacan’s “teacher” device for Ecole Freudienne de Paris (EFP). Nonetheless, the study retakes some important periods that reflect Freud’s irresoluteness in the concerning to Psychoanalysis insertion at academic environment, and to the misunderstandings raised on the right place to psychoanalyst’s instruction, which Freud argued in some texts. It provides the thread of theoretical bases that influenced both Freud and Lacan, and what the possibility for psychoanalytic transmission inside and out Psychoanalysis institutions, as well as at the University, represented for each of them. It describes how Lacan advanced within theory in the related to teaching, as a result of his return to Freudian work, which triggered the Four Discourses Theory elaboration and, later, it made possible to handle “teacher” device by psychoanalyst during teaching, using hysterics’ discourse.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectTransmissãopt_BR
dc.subjectQuatro discursos de Lacanpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectTransmissionpt_BR
dc.subjectLacan’s four discoursespt_BR
dc.subjectPsicanálise - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectLacan, Jacques,1901-1981pt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund,1856-1939pt_BR
dc.subjectPsicologia - Estudo e ensino (Superior) - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleTransmissão da psicanálise e universidade: a formulação de um saber mediante o dispositivo do ensinante de Lacanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação constitui pesquisa de cunho bibliográfico, cujo objetivo foi de uma discussão teórica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissão da Psicanálise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalítica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduação em Psicologia. Este trabalho trata das questões relacionadas à transmissão da Psicanálise nos cursos de Psicologia e na supervisão clínica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulação de um saber em que o psicanalista no manejo da transferência, estabeleça uma subversão dos discursos presentes no âmbito da universidade (discurso do mestre, da histérica, do analista e do universitário), advertido de seu lugar de semblante de quem “tudo sabe” e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissão a ser realizada na supervisão clínica seja semelhante à transmissão de um saber “não-todo” mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na École Freudienne de Paris (EFP). Para isso, então retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserção da Psicanálise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formação do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influências teóricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissão psicanalítica dentro e fora das instituições de Psicanálise, como na universidade. Descreve como Lacan avançou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboração da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisão por intermédio do discurso da histérica.pt_BR
dc.title.enUniversity and psychoanalysis transmission: formulation of a know by device Lacanpt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_EMDAraujo.PDF812,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.