Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocco, Leandro de Almeida | - |
dc.contributor.author | Neves, Rommel de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-29T18:56:46Z | - |
dc.date.available | 2016-02-29T18:56:46Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Rommel de Sousa. Avaliação da Interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 2015. 81f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - Ce, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15292 | - |
dc.description.abstract | This study evaluates the impact of internalization of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) in academic achievement of elementary school in the municipalities covered with deployment. There are few studies on the influence of the presence of the Federal Institutes as incentives for improvement of primary education, especially in poor regions such as the state of Maranhão. The data used were the notes of the Basic Education Development Index (IDEB), extracted from the National Institute of Educational Studies Teixeira portal (INEP) in 2005 to 2013. We use the Synthetic Control method developed by Abadie, Dimond and Hainmuller (2010), getting a counterfactual in the construction of the trajectory of IDEB notes since those municipalities with IFMA. Empirical evidence suggests that the expansion had a positive effect on IDEB notes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da Interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho avalia o impacto da interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) no desempenho escolar do Ensino Fundamental nos municípios contemplados com a implantação. São escassos os estudos que abordam a influência da presença dos Institutos Federais como incentivos à melhoria do Ensino Fundamental, especialmente em regiões pobres como o estado do Maranhão. Os dados utilizados foram as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), extraídas do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nos anos de 2005 a 2013. Utilizamos o método de Controle Sintético desenvolvido por Abadie, Dimond e Hainmuller (2010), obtendo um contrafactual na construção da trajetória das notas do IDEB tendo os referidos municípios com IFMA. As evidências empíricas apontam que a expansão teve um efeito positivo nas notas do IDEB. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dissert_rsneves.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.