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dc.contributor.advisorRocco, Leandro de Almeida-
dc.contributor.authorFerreira, Antonio Wellington-
dc.date.accessioned2016-02-23T20:03:32Z-
dc.date.available2016-02-23T20:03:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFERREIRA, Antonio Wellington. Prova Brasil, índice de qualidade de educação e gastos educacionais nos municípios cearenses. 2015. 29f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-Ce, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15254-
dc.description.abstractConsidering the importance of investments in education performed by 184 municipalities in Ceará, this study investigated the impact of education expenditures on the standardized average scores for two groups of students enrolled in public schools, one group of students in the early years (4th and 5th grades) and another group of students in the final years (8th and 9th grades), during 2007, 2009, 2011 and 2013. Descriptive statistics for the standardized average of both early and final years students have shown an upward trend during the period analyzed, followed by a growing trend in education spending made by municipalities in Ceará. Based on this evidence, estimations based on instrumental variable and fixed effect panel data were conducted, using an education index as instrument, which presented a positive and significant effect of investments in education on the standardized average scores of the Prova Brasil for both groups.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInvestimentos em educaçãopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.titleProva Brasil, índice de qualidade de educação e gastos educacionais nos municípios cearensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando a importância dos investimentos em educação realizados pelos 184 municípios cearenses, investigou-se o impacto desses gastos sobre as notas médias padronizadas dos alunos das escolas públicas municipais cearenses, para dois grupos de análise, um para os alunos dos anos iniciais (4ª série/5º ano) e outro para os alunos dos anos finais (8ª série/9º ano), referentes a 2007, 2009, 2011 e 2013. A análise descritiva demonstrou que as notas médias padronizadas dos alunos dos anos iniciais e finais apresentam uma tendência crescente nos períodos analisados, acompanhada por uma tendência crescente nos gastos com educação realizados pelos municípios cearenses. Partindo dessa evidência, foram realizadas estimações, utilizando-se variáveis instrumentais e dados em painel para efeitos fixos, tendo como instrumento o Índice de Educação para distribuição da Cota Parte do ICMS, apresentando efeitos positivos e significantes dos investimentos em educação sobre as notas médias padronizadas da Prova Brasil de todos os grupos analisados.pt_BR
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