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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLima, Cláudia Gonçalves de-
dc.date.accessioned2016-02-17T11:15:00Z-
dc.date.available2016-02-17T11:15:00Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationLIMA, Cláudia Gonçalves de. Universidade: uma instituição estratégica. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 26, v. 1, n. 47, p. 09-17, 2004.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15191-
dc.description.abstractThe article intends to develop a critical reflection on the current discussion concerning public universities of peripheral countries. It aims to place the production of knowledge, science and technology at the universities as a strategy of the State, and as such, influenced by the determinations derived from the broader capitalist economy. Demystify the ideological content of the multilateral organism politics about the market as well as bring about the full concept of liberty and criticism of the production of knowledge are the main points of this article. It defends the thesis that a university, as a social patrimony of public interest, does not have to be submitted to the market rules.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectEconomia mundopt_BR
dc.titleUniversidade: uma instituição estratégicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende desenvolver uma reflexão crítica sobre o debate que envolve a universidade pública em países de economia periférica hoje. Procura-se situar a produção do conhecimento, ciência e tecnologia nas universidades como questão estratégica de Estado e, dessa forma, influenciada pelas determinações provenientes das grandes economias capitalistas. Revelar a condição de inserção subalterna do Brasil na economia-mundo, desmistificar o conteúdo ideológico originário dos organismos multilaterais acerca da vinculação ao mercado e a questão da qualificação, e resgatar o conceito pleno de liberdade e crítica para a produção do conhecimento constituem elementos fundantes de todo o artigo. Defende-se a tese de que a universidade, como patrimônio social de interesse público, e para esse fim, não deve estar submetida às regras do mercado.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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