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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15166
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Olinda, Ercília Maria Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-05T16:41:19Z | - |
dc.date.available | 2016-02-05T16:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | OLINDA, Ercília Maria Braga de. Ceará colonial – primórdios de um projeto formativo civilizador. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 52-61, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.issn | (0102-1117) Impresso | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15166 | - |
dc.description.abstract | There are very few studies in existence concerning Ceará in its colonial stage. There even less accounts registered and analysis's made of educational experiences in that period. This work puts together extracts from historical documents in an effort to systematize some references that may help us to understand the way education was linked to a European civilization project that crushed the cultural aspirations of our people. The vagueness imposed by the Portuguese, not only in economic projects but also in education and cultural ones, has left its mark on our incipient educational system which was built of the jesuits and the early reformes of the Empire. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Período colonial | pt_BR |
dc.subject | Projeto formativo | pt_BR |
dc.subject | Civilização | pt_BR |
dc.title | Ceará colonial – primórdios de um projeto formativo civilizador | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | São poucos os estudos sobre o Ceará colonial e muito menores ainda são os registros e análises respeitantes às experiências educativas naquele período. Neste trabalho, reúno trechos de documentos históricos com o intuito de sistematizar algumas notas que ofereçam pistas sobre o modo como a educação se vinculou ao projeto civilizador europeu, esmagando as manifestações culturais do nosso povo. O obscurantismo imposto pelos portugueses, tanto no plano econômico quanto no cultural e educacional, deixou marcas no incipiente sistema educacional que se pretendeu construir a partir da ação dos jesuítas e dos primeiros reformadores do Império. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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