Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.contributor.authorFranco, Cláudia Cristina Carneiro-
dc.date.accessioned2016-02-03T12:54:58Z-
dc.date.available2016-02-03T12:54:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFranco, C. C. C.; Magalhães, M. I. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15111-
dc.descriptionFRANCO, Cláudia Cristina Carneiro. A educação dialógica no ensino de produção de textos em língua portuguesa. 2015. 174f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of the mother tongue has been going through several changes over the years. With the dissemination of the results of some institutional assessments, which point to the low-income students, many researchers have been dedicated to studying ways to develop the communicative competence of students enrolled in basic education. Currently, we have a major concern of schools to train fluent readers and writers, who can interact with all types of texts and genres in society, to become subjects of their own history. The classes of textual production, little by little, they began to be reformulated thanks to new knowledge that arises in various areas of language of study. For this reason, in this thesis, our main objective is to develop critical literacy, through the application of a didactic sequence, as pedagogical intervention, to promote critical literacy in the students of a class the 8 the year of Elementary School, in a public school of Fortaleza. We use the pedagogic material of the Olympics Brazilian of the Portuguese Language, which is based on the genre essay and analyze the first and the last version produced by fifteen students to observe if, with the Didatic Sequence (SD), the students can argue for a text position. For the analysis of the texts we used a qualitative procedure, because the sheer through the observation of performance and of the capacity of students to position itself critically before a theme, by means of a written text. As a result of the analysis we can see that the students were already familiar with the discursive genre studied. In general, there was been forward of ten students as regards the four categories analyzed (general structure, intertextuality, interdiscoursevity, expectation of the teacher X performance of the students).We employed from theoretical assumptions of Bakhtin and his Social Theory of Language (2011; 2014); Fairclough and his Social Theory of Discurse (2001); Street and the Theory of the New Literacy Studies (2012; 2014);and Schneuwly and Dolz (2011).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectDidatic sequencept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAnalise do discursopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleA educação dialógica no ensino de produção de textos em língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da língua materna vem passando por várias modificações ao longo dos anos. Com a divulgação dos resultados de algumas avaliações institucionais, que apontam para o baixo rendimento dos estudantes, muitos pesquisadores têm se dedicado a estudar maneiras de desenvolver a competência comunicativa dos alunos e alunas matriculados no ensino básico. Atualmente, já percebemos uma preocupação maior das escolas em formar leitores e escritores fluentes, que saibam interagir com todos os tipos de textos e gêneros em circulação social, para tornarem-se sujeitos de sua própria história. As aulas de produção textual, aos poucos, começaram a ser reformuladas graças a novos conhecimentos que surgem nas diversas áreas de estudo da língua. Por isso, nesta dissertação, nosso principal objetivo foi desenvolver o letramento crítico, por meio da aplicação de uma sequência didática, como intervenção pedagógica, em uma turma de 8º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Fortaleza. Utilizamos o material da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que trabalha com o gênero discursivo artigo de opinião, e analisamos a primeira e a última versão produzida por quinze alunos para observarmos se, a partir Sequência Didática, os(as) alunos e alunas conseguem assumir uma posição atuante socialmente. Para a análise dos textos, utilizamos um procedimento qualitativo, pois nos guiamos pela observação do desempenho e da capacidade dos alunos em se posicionar criticamente diante de um tema, por meio de um texto escrito. Como resultado da análise, constatamos que os alunos já tinham familiaridade com o gênero discursivo estudado. De maneira geral, houve avanço de dez alunos e alunas no que diz respeito às quatro categorias analisadas (estrutura genérica, intertextualidade, interdiscursividade, expectativa da professora x desempenho dos alunos).Para embasar nosso estudo, lançamos mão de pressupostos teóricos de Bakhtin e sua Teoria Social da Linguagem (2011; 2014); de Fairclough sua Teoria Social do Discurso (2001); de Street e a Teoria dos Novos Estudos do Letramento (2012; 2014) e de Schneuwly Dolz (2011).pt_BR
dc.title.enThe dialogic education in texts production of teaching in Portuguesept_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_cccfranco.pdf21,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.