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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLins, Daniel Soares-
dc.contributor.authorDanziato, Leonardo José Barreira-
dc.date.accessioned2012-01-09T15:39:59Z-
dc.date.available2012-01-09T15:39:59Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationDanziato, L. J. B.; Lins, D. S. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1509-
dc.descriptionLINS, Daniel Soares. O gozo e o poder: sobre a dimensão genealógica do gozo. 2006. 355f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós- Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectGozopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectGozo - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectPoder (Ciências sociais)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPsicanálise e políticapt_BR
dc.subjectPsicanálise e políticapt_BR
dc.subjectLacan, Jacques, 1901-1981pt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.titleO gozo e o poder: sobre a dimensão genealógica do gozopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho “O Gozo e o Poder” realiza uma leitura genealógica da dimensão do gozo, demonstrando que essas preocupações se originam nas proposições iniciais de Freud com a descoberta política do conflito entre a pulsão e a cultura. A partir daí o campo da psicanálise passa a estabelecer uma “topologia de regulamentação cultural do gozo”, abalizada pela referência fundamental do lugar do pai. O desenvolvimento teórico-clínico do campo do gozo na obra de Lacan, possibilita uma ultrapassagem das concepções universalistas de Freud, introduzindo preocupações genealógicas, muito especialmente no que tange a gênese da ética moderna e aos processos discursivos relacionados a emergência do capitalismo e do discurso científico, que vieram a produzir uma nova relação entre o saber e a verdade, fundando um mercado do saber e um mercado do gozo. Essas preocupações possibilitam pensar em termos genealógicos as alterações culturais e subjetivas pelas quais passamos, situando-as nos deslocamentos discursivos e diagramáticos da modernidade e da contemporaneidade. Articulando as proposições topológicas lacanianas, especialmente a “topologia dos quatro discursos”, com uma genealogia foucaultiana da modernidade e com os atuais estudos sobre a contemporaneidade e a “sociedade do controle”, o autor realiza uma leitura dos processos de subjetivação modernos e contemporâneos, sinalizando para seus efeitos numa alteração na “topologia de regulamentação cultural do gozo” e seus efeitos para ume “economia de gozo do sujeito”. Sugere que os processos de subjetivação modernos e contemporâneos que produziram o corpo, o sexo e a vida como objetos, também funcionavam operando, recuperando e produzindo isso que Lacan veio denominar de o campo do humano: o gozo.pt_BR
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