Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRomero, Claudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorFerraz, Sofia Batista-
dc.date.accessioned2016-02-01T16:53:22Z-
dc.date.available2016-02-01T16:53:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFERRAZ, Sofia Batista. Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenção e comportamento de compra de produtos verdes. 2012. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15047-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the relationships and the possible gap between attitude, intention and purchase behavior towards green products of Brazilian and Canadian management undergraduate students. This academic effort serves to contribute to the consolidation of the model proposed by Chan (2001), with the addition of situational factors such as availability, price and perceived quality suggested by Dinato and Madruga ( 1999), and Oppenheim Bonini (2008) and D'Souza et al. (2007). The research is quantitative and descriptive due to its objectives. This is a field study using the technique of Structural Equation Model (SEM). The results confirmed a positive relationship between attitude and intention to buy green products, as well as there is a positive relationship between intention and purchase behavior, though less expressive. The influence of availability, price and perceived quality between intention and purchase behavior was also confirmed. Regarding differences between the groups, it was found that Canadian students usually find green products more easily, and are more willing to spend money and better products abdicate in favor of the environment. Despite the differences between the samples, the perceived price is a dominant variable during the transition between intention and purchase behavior of green products, demonstrating general similarities between the two cultures. It is expected to contribute to the promotion of debates and discussions about the advantages and disadvantages in adopting green products, help Management educators seeking to evolve students curricula, stimulate new researches and assist in developing strategies in marketing based on the behavior of their consumers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectProdutos ecológicospt_BR
dc.subjectMarketing ecológicopt_BR
dc.titleMind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenção e comportamento de compra de produtos verdespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal desta pesquisa é analisar as relações e o possível gap entre atitude, intenção e comportamento de compra de produtos verdes entre universitários da área de gestão do Brasil e do Canadá. Buscou-se, também, contribuir para a consolidação do modelo proposto por Chan (2001) referente à atitude, inteção e comportamento de compra de produtos verdes, com o acréscimo de fatores situacionais como disponibilidade, preço e qualidade percebidos sugeridos por Dinato e Madruga (1999), Bonini e Oppenheim (2008) e D’Souza et al. (2007). O estudo é de natureza quantitativa e é descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilização da técnica de Modelagem em Equações Estruturais. Os resultados confirmaram que existe uma relação positiva entre a atitude e a intenção de compra de produtos verdes, assim como a há uma relação positiva entre intenção e comportamento de compra, apesar de menos expressiva. A influência da disponibilidade, preço e qualidade percebidos entre intenção e comportamento de compra também foi comprovada. Quanto às diferenças entre os grupos, percebeu-se que os estudantes canadenses costumam encontrar produtos verdes com maior facilidade, assim como estão mais dispostos a despender dinheiro e a abdicar de produtos melhores em prol do meio ambiente. Apesar das diferenças entre as amostras, o preço percebido é uma variável preponderante durante a transição entre intenção e comportamento de compra de produtos verdes, demonstrando também haver semelhanças gerais entre as duas culturas. Espera-se contribuir para a geração de debates e discussões acerca das vantagens e desvantagens na adoção de produtos verdes, auxiliar educadores da área da Administração que buscam desenvolver os currículos dos estudantes que assumirão funções associadas à gestão, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas na área, além de auxiliar na elaboração de estratégias na área de Marketing com base no comportamento de seus consumidores.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_sbferraz.pdf26,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.