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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorAraújo, Osmar Hélio Alves-
dc.date.accessioned2016-01-19T15:12:19Z-
dc.date.available2016-01-19T15:12:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Formação docente, professor coordenador pedagógico e contexto escolar: diálogos possíveis. 2015. 147f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14793-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the teacher pedagogical coordinator and the training of teachers in school. It had as a research object the training of teachers mediated pedagogical coordinator teacher at the school and introduced aimed at understanding the teacher training with a focus on teachers training activities mediated by the teacher pedagogical coordinator. The empirical research, qualitative approach, involved 03 coordinators teachers, core members manager of 02 high school public institutions in the city of Ipu / EC. To collect data was applied questionnaire and semi-structured interviews, and documentary sources, at the school level, the Pedagogical Political Project and the school regulations at the national level, National Education Plan-NAP and the Law of Guidelines and Base Education. The theoretical basis for such a discussion were obtained by the information brought by researchers in the field who have contributed in the making of this research, they are: Domingues (2009, 2014), Clementi (2005), Franco (2008a, 2008b, 2012), Pinto (2006, 2012, 2013), Silvestre and Placco (2012), Freire (1996, 2000, 2005), Lima (2001, 2012), Libâneo (2002a, 2002b, 2008, 2011, 2015), Libâneo and Pimenta (2011 and 2015), Sacristán (1999), Nóvoa (1999a, 1999b, 2009), Pimenta and Lima (2004), Almeida and Pimenta (2012), Pimenta (2005, 2012), Tardif (2000), Tardif and Raymond (2000) .The data let reveal the inadequacy when it comes to specific times of continuous training of teachers, that is, we found specific pedagogical actions combined with the promotion of training of docente.E also as a result, it was revealed the need for continuous training for teachers to break own practice as well as training in a perspective of continuity, systematic, reflective. Thus, it was possible to suggest the pillars that can contribute to the systematization of continuous training of teachers, namely: pedagogical practice, knowledge and experiences of teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCoordenadores educacionaispt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação docente, professor coordenador pedagógico e contexto escolar: diálogos possíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação investiga sobre o professor coordenador pedagógico e a formação contínua do docente no contexto escolar. Perfilou como objeto de investigação a formação contínua do docente mediada pelo professor coordenador pedagógico na arena escolar e aduziu como objetivo compreender a formação contínua do professor com enfoque nas ações formativas docentes mediadas pelo professor coordenador pedagógico no contexto escolar. A pesquisa empírica, com âncora na abordagem qualitativa, envolveu 03 professores coordenadores pedagógicos, integrantes do núcleo gestor de 02 instituições públicas de ensino médio do município de Ipu/CE. Para a coleta de dados aplicou-se questionário e entrevista semiestruturada, assim como foram utilizadas fontes documentais, em nível escolar, o Projeto Político Pedagógico e o regimento escolar, em nível nacional, Plano Nacional de Educação-PNE e a Lei de Diretrizes e Base da Educação. Os subsídios teóricos para tal discussão foram auferidos pelas informações trazidas por pesquisadores da área que contribuíram na confecção desta pesquisa, são eles: Domingues (2009, 2014), Clementi (2005), Franco (2008a, 2008b, 2012), Pinto (2006, 2012, 2013), Silvestre e Placco (2012), Freire (1996, 2000, 2005), Lima (2001, 2012), Libâneo (2002a, 2002b, 2008, 2011, 2015), Libâneo e Pimenta (2011 e 2015), Sacristán (1999), Nóvoa (1999a, 1999b, 2009), Pimenta e Lima (2004), Almeida e Pimenta (2012), Pimenta (2005, 2012), Tardif (2000), Tardif e Raymond (2000). Os dados obtidos deixam patente a insuficiência no que toca a momentos específicos atinentes à formação contínua do professor, ou seja, foi possível verificar ações pedagógicas pontuais coadunadas à promoção da formação contínua do docente. E, ainda, como resultado, foi possível perceber a necessidade de uma formação contínua para os professores tendo como solo embrionário o próprio fazer docente, bem como formação em uma perspectiva de continuidade, sistemática, reflexiva. Em vista disso, foi possível sugerir os pilares que podem contribuir na sistematização da formação contínua do docente, quais sejam: a prática pedagógica, os saberes e as experiências dos professores.pt_BR
dc.title.enTeacher training, teacher pedagogical coordinator and school: possible dialoguespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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