Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArraes, Ronaldo de Albuquerque e-
dc.contributor.authorSilva, Lúcia de Fátima Barbosa da-
dc.date.accessioned2012-01-04T18:39:59Z-
dc.date.available2012-01-04T18:39:59Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.citationARRAES, Ronaldo de A. e; SILVA, Lucia de F.B. Demanda por microcrédito no Nordeste: atuação dos pequenos empresários. Revista Econômica do Nordeste, v.41, n.2, p.375-395, abr./jun. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn01004956-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1478-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Econômica do Nordestept_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.titleDemanda por Microcrédito no Nordeste: atuação dos pequenos empresáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalise o mercado de microcrédito sob o foco da demanda. Busca identificar a forma de atuação dos pequenos empresários e sua rotatividade no mercado. Sobre a decisão de ingressar neste mercado, há o contraponto entre as características pessoais do tomador em avaliar suas necessidades empresariais e as condições das agências fornecedoras de microcrédito. Foram elaborados modelos que atendessem a tríplice condição de um microempresário vir a ser, ser ou deixar de ser um usuário de microcrédito. Para tanto, foram desenvolvidos, inicialmente, dois modelos de escolha discreta multinomiais que contemplassem e mensurassem os fatores determinantes na decisão do tomador em ser usuário de microcrédito, dadas as suas características pessoais em face das condições do micronegócio. O terceiro modelo, de escolha discreta binária, objetivou estimar a chance de o tomador deixar de ser usuário de microcrédito levando-se em conta a oferta e o desempenho do próprio micronegócio. Os resultados obtidos a partir de dados primários e secundários permitiram concluir de uma forma geral que os pequenos empresários procuram manter-se no mercado buscando expandir seus negócios, tendo o microcrédito como um dos instrumentos iniciais para este fim.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_rarraes.pdf446,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.