Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ricardo Antônio de Castro | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Pedro Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-04T14:02:33Z | - |
dc.date.available | 2012-01-04T14:02:33Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ricardo;A. de C.; FERREIRA, Pedro C. Impactos de Bem-estar da Privatização de Infra-estrutura. ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 36., 2008, Salvador. Anais...Salvador: ANPEC, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1477 | - |
dc.description.abstract | This paper deals with the welfare and long run allocation impacts of privatization. There are two types of capital in this model economy, one exclusively private and the other has public good features, denominated infrastructure, which is o¤ered by both public and private sectors. A positive externality due to infrastructure capital is assumed. So the government can improve upon decentralized allocations by way of internalizing the externality. Public investment is nanced through distortionary taxation. It is shown that the welfare net gains of privatization depend on the quality and quantity of the private infrastructure supply. Furthermore, those net gains are strongly related to the quality control of the new private infrastructure supply that emerges after the privatization policy. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Encontro Nacional de Economia | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 36; | - |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Privatização | pt_BR |
dc.subject | Bem estar | pt_BR |
dc.subject | Bens públicos | pt_BR |
dc.title | Impactos de bem estar da privatização de infra-estrutura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo investiga os impactos sobre as alocações de longo prazo e os custos de bem estar proporcionados por uma política de privatização da infra-estrutura pública. A economia que se está modelando é composta de dois tipos de capital, um inerentemente privado e um outro com características de bens públicos (denominado infra-estrutura), o qual é ofertado tanto pelo setor público quanto privado. Admitindo-se que este segundo tipo de capital gera efeitos externos positivos, a oferta pública de infra-estrutura, em geral,melhora a alocação descentralizada desta economia. Porém, supondo que os impostos que nanciam esta oferta distorcem as decisões dos agentes, deprimindo o nível de bem estar, a privatização da infra-estrutura pública pode ser uma política satisfatória do ponto de vista social. As simulações indicam que os custos ou benefícios desta política dependem de duas características da infra-estrutura privada, anteriores à privatização: a sua qualidade e quantidade. E, que, além disso, a possibilidade de metas de qualidade para o estoque privado de infra-estrutura, após a privatização, pode fazer com que o benefício social da privatização seja bastante signi cativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_art_rpereira.pdf | 207,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.