Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14764
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação em saúde para detecção precoce do câncer mamário em mulheres cegas
Título en inglés: Health education for early detection of breast cancer in blind women
Autor : França, Inacia Sátiro Xavier de
Sousa, Francisco Stélio de
Silva, Arthur Felipe Rodrigues
Aragão, Jamilly da Silva
Oliveira, Cibely Freire de
Baptista, Rosilene Santos
Palabras clave : Educação em Saúde;Neoplasias da Mama
Fecha de publicación : nov-2015
Editorial : Rev Rene
Citación : FRANÇA, I. S. X. et al. Educação em saúde para detecção precoce do câncer mamário em mulheres cegas. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 6, p. 890-9, nov./dez. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: averiguar o conhecimento de mulheres cegas sobre os fatores de risco para o câncer mamário e se elas buscam a detecção precoce dessa neoplasia. Métodos: estudo quase-experimental com 72 mulheres cegas distribuídas em grupos focais. Coletaram-se dados por meio de entrevista. Resultados: poucas participantes conheciam um ou mais fator de risco para câncer mamário, mas a maioria pratica a detecção precoce. Desenvolveu-se educação em saúde utilizando kits de mama, demonstração do autoexame da mama. Obteve-se melhora qualitativa do conhecimento das participantes sobre o câncer mamário, seus fatores de risco e as práticas de detecção precoce, além das participantes demonstrarem, com segurança, o autoexame da mama. Conclusão: é preciso desenvolver, com mais afinco, ações educativas que esclareçam acerca do câncer de mama, dos fatores de risco e da importância de se realizar, periodicamente, autoexame das mamas, exame clínico e mamografia.
Abstract: Objective: to assess the knowledge of blind women about the risk factors for breast cancer and whether they look for early detection of this cancer. Methods: a quasi-experimental study with 72 blind women distributed in focus groups. Data were collected through interviews. Results: few participants had knowledge about one or more risk factors for breast cancer, but most practiced early detection. Health education was developed using breast kits and demonstration of breast selfexamination. It was obtained qualitative improvement of knowledge of the participants about breast cancer, its risk factors and early detection practices. In addition, participants demonstrated breast self-examination confidently. Conclusion: we need to develop in a harder manner educational activities to clarify about breast cancer risk factors and the importance of periodically carrying out breast self-examination, clinical examination and mammography.
Resumen en español: Objetivo: evaluar el conocimiento de mujeres ciegas sobre los factores de riesgo para el cáncer de mama y se ellas buscan la detección precoz de este cáncer. Métodos: estudio cuasi-experimental con 72 mujeres ciegas distribuidos en grupos de enfoque. Datos recolectados a través de entrevistas. Resultados: pocas participantes conocían uno o más factores de riesgo para el cáncer de mama, pero la mayoría practicaba la detección temprana. Educación para la salud se desarrolla utilizándose kits de mama, demostración del autoexamen de mama. Se obtuvo mejora cualitativa del conocimiento de las participantes sobre el cáncer de mama, sus factores de riesgo y las prácticas de detección precoz, además de las participantes demostrar, con seguridad, el autoexamen de la mama. Conclusión: es preciso en profundidad desarrollar actividades educativas acerca del cáncer de mama, los factores de riesgo y la importancia de realizar periódicamente el autoexamen de las mamas, examen clínico y mamografía.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14764
ISSN : 2175-6783 On-line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_isxfranca.pdf224,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.