Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zavam, Aurea Suely | - |
dc.contributor.author | Paiva, Hermínia Maria Florêncio | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-23T12:11:05Z | - |
dc.date.available | 2015-12-23T12:11:05Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Paiva, H. M. F.; Zavam, A. S. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14643 | - |
dc.description | PAIVA, Hermínia Maria Florêncio. A produção do texto argumentativo no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. 2015. 172f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | The significance of writing skill development among our literate society is recognized by all teachers, who have undergone a hard reality: students who seem discouraged to produce written texts, in the school context, and under results without fulfilment in diagnostic evaluations and school activities. In this regard, with the ultimate goal of contributing to the development of writing skills of students, this study aimes to propose a didactic sequence for argumentative genre production in 9th grade classes. Following, then, theoretical support based on writing concepts as the process (Hayes & Flower, 1981; Vieira, 2005) and procedure of the didactic sequence (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), this research analyzed the performance of 9th grade students of a municipal public school in Fortaleza city, on activities aimed at textual genre study of complaint letter. Data analysis has made it possible to identify the progress in writing activities observed after practicing didactic sequence, proving the efficiency of the procedure as an option of intervention for text production teaching in Elementary Education. For teachers, it is gratifying to see the progress of students, encouraging them to continue accomplishing tasks that contribute to the development of reading and writing skills through text production teaching. For students at this level of education, it is paramount - beyond having progress in these skills – they realize the advance in their own writing and finish elementary school better prepared for the next school periods, being aware that writing competence, as well as knowledge about argumentative genre is essential for the development of individuals in a literate society. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Prosa escolar brasileira – Barra do Ceará (Fortaleza, CE) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – composição e exercícios | pt_BR |
dc.subject | Comunicação escrita - Barra do Ceará (Fortaleza,CE) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental – Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Text production | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.title | A produção do texto argumentativo no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A importância do desenvolvimento da competência escrita em nossa sociedade letrada é reconhecida por todos os professores, que vivenciam uma realidade difícil: alunos que se mostram desmotivados a produzirem textos escritos no contexto escolar e que respondem por resultados ainda não satisfatórios nas avaliações diagnósticas e atividades escolares. Nesse sentido, com o objetivo maior de contribuir para o desenvolvimento da competência escrita dos alunos, esta pesquisa teve como intuito propor uma sequência didática para a produção de texto argumentativo no 9º ano. Seguindo, então, pressupostos teóricos acerca da concepção de escrita como processo (Hayes e Flower, 1981; Vieira, 2005) e do procedimento da sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004), esta pesquisa analisou o desempenho de alunos do 9º ano de uma escola da rede pública municipal de Fortaleza, diante de atividades voltadas para o gênero carta de reclamação. A análise dos dados permitiu a identificação de progressos nas produções observadas após a aplicação da sequência didática, comprovando a eficiência do procedimento como proposta de intervenção para o ensino da produção de textos no Ensino Fundamental. Para os professores, torna-se gratificante constatar a evolução dos alunos, motivando-os a continuarem realizando trabalhos que contribuam para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, através do ensino da produção de textos. Para os estudantes deste nível de ensino, é primordial – além de progredirem nessas habilidades – perceberem o avanço em suas produções e concluírem o Ensino Fundamental mais bem preparados para as próximas etapas escolares, conscientes de que a competência escrita, assim como o conhecimento acerca dos gêneros argumentativos, é fundamental para a formação dos indivíduos em uma sociedade letrada. | pt_BR |
dc.title.en | The argumentative text production in Elementary Education: developing the writing skill through didactic sequence | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_hmfpaiva.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.