Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nogueira, Márcia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Francisco de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-23T12:10:18Z | - |
dc.date.available | 2015-12-23T12:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Sampaio, F. O.; Nogueira, M. T. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14642 | - |
dc.description | SAMPAIO, Francisco de Oliveira. Uma abordagem funcionalista para o ensino da transitividade verbal no Ensino Fundamental. 2015. 107f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work has the objective to discuss the grammar teaching in school, specifically addressing how the teaching and learning of transitivity have been taken to the Portuguese language classes in primary education in public schools. The importance of the subject is given by the fact that the same finding divergence from the field of study in which it is inserted. In some textbooks of the Portuguese language, it is treated as regency, in others as transitivity as well as verbal predication. These differences have led us to research the subject from the perspective of functional linguistics to see if this approach had contribution in ways that could settle certain points discussed and still unclear on the concepts and classifications proposed by traditional grammar. The work is of bibliographical, but with the presentation of a proposal for activities sequence in a functionalist approach and took place from comparisons made between traditional grammars school of today grammars, textbooks adopted today in schools, as well as what they say the official documents of the grammar school. In addition, we address the issue in the linguistic functionalism vision and aim the contributions of functionalist theories for teaching verbal transitivity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa – Gramática | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa – Verbos | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo (Linguística) | pt_BR |
dc.subject | Gramática comparada e geral – Gramaticalização | pt_BR |
dc.subject | Grammar Teaching | pt_BR |
dc.subject | Functional | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem funcionalista para o ensino da transitividade verbal no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de gramática na escola, especificamente propondo abordagens para o ensino-aprendizagem da transitividade nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Em alguns compêndios da língua portuguesa, o assunto é tratado como regência, em outros, como transitividade e, ainda, como predicação verbal. Com base nas contribuições apontadas por Neves (2002, 2006) e Nogueira (2005, 2010), entre outros autores, pesquisamos o assunto sob a ótica da linguística funcional, para verificar se as teorias funcionalistas podem inspirar uma contribuição para o entendimento de certos pontos discutidos e ainda obscuros sobre os conceitos e classificações propostos pela gramática tradicional. O trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica para elaboração e posterior aplicação de uma proposta de sequência de atividades numa abordagem funcionalista. Essa pesquisa realizou-se a partir de comparações feitas entre as gramáticas tradicionais, gramáticas escolares da atualidade, livros didáticos adotados atualmente nas escolas, assim como o que dizem os documentos oficiais sobre o ensino de gramática. Além disso, abordamos o tema transitividade no funcionalismo linguístico e apontamos as contribuições de teorias funcionalistas para o ensino da transitividade verbal. Foi possível confirmar a hipótese de que o ensino-aprendizagem da transitividade verbal, entendida a partir da construção da predicação segundo uma orientação funcionalista, isto é, relacionando esse conteúdo programático com a produção e interpretação de sentidos do texto, contribui para a ampliação da competência discursiva dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Crateús-CE. | pt_BR |
dc.title.en | A functionalist approach to the teaching of verbal transitivity in elementary school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_fosampaio.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.