Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.contributor.authorAndrade, Jakeline Alencar-
dc.date.accessioned2015-12-21T12:32:58Z-
dc.date.available2015-12-21T12:32:58Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationBESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos; ANDRADE, Jakeline Alencar. A escola e o discurso da diferença – o caso de uma escola de 1º grau em Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 16-29, 2001.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14605-
dc.description.abstractBased on ethnographic research developed in a State Elementary School in Fortaleza, State of Ceará, Brazil, the present article analyses the discourses and social practices of students and teachers related to differences of color; gender; social class and sexual preference. It observes that, although open discussions about prejudice and discrimination against the above mentioned differences are not motivated, prejudice and discrimination are constituent elements in school relationships anel, at school, they find a favorable environment to develop.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDiscriminação na escolapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleA escola e o discurso da diferença – o caso de uma escola de 1º grau em Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrBaseado em pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública de 1º grau em Fortaleza, Ceará, Brazil, o presente artigo analisa os discursos e as práticas de alunos e professores relacionadas às diferenças de cor; gênero, preferência sexual e classe. Observa que, embora as discussões abertas sobre a discriminação e o preconceito sejam desincentivadas, estes são elementos constitutivos das práticas escolares e, na escola, encontram ambiente favorável ao seu desenvolvimento.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_bbeserrajaandrade.pdf12,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.