Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos | - |
dc.contributor.author | Andrade, Jakeline Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-21T12:32:58Z | - |
dc.date.available | 2015-12-21T12:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos; ANDRADE, Jakeline Alencar. A escola e o discurso da diferença – o caso de uma escola de 1º grau em Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 16-29, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14605 | - |
dc.description.abstract | Based on ethnographic research developed in a State Elementary School in Fortaleza, State of Ceará, Brazil, the present article analyses the discourses and social practices of students and teachers related to differences of color; gender; social class and sexual preference. It observes that, although open discussions about prejudice and discrimination against the above mentioned differences are not motivated, prejudice and discrimination are constituent elements in school relationships anel, at school, they find a favorable environment to develop. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na escola | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | A escola e o discurso da diferença – o caso de uma escola de 1º grau em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Baseado em pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública de 1º grau em Fortaleza, Ceará, Brazil, o presente artigo analisa os discursos e as práticas de alunos e professores relacionadas às diferenças de cor; gênero, preferência sexual e classe. Observa que, embora as discussões abertas sobre a discriminação e o preconceito sejam desincentivadas, estes são elementos constitutivos das práticas escolares e, na escola, encontram ambiente favorável ao seu desenvolvimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_bbeserrajaandrade.pdf | 12,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.