Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14483
Tipo: Dissertação
Título: A semântica de Davidson: verdade, referência e mundo
Autor(es): Bonfim, Jonatan Henrique Pinho
Orientador: Leclerc, André
Palavras-chave: Davidson, Donald, 1917-2003;Semântica (Filosofia);Linguagem e línguas - Filosofia;Significação (Filosofia);Theory of truth
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: BONFIM, Jonatan Henrique Pinho. A semântica de Davidson: verdade, referência e mundo. 2015. 100 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: É possível elaborar uma teoria do significado sem levar em conta o mundo como referência? Por meio dessa inquietação propormos analisar as críticas de Donald Davidson a teoria da verdade como correspondência e a semântica clássica, cujas entidades extralinguísticas e o mundo “desnudo” são determinantes para compor a significação. Por meio da investigação do seu programa – Programa de Davidson – indicaremos a) as possíveis soluções e dissoluções de problemas gerados por tais teorias, muitas vezes, provenientes da concepção de linguagem subjacente a elas e b) a construção de uma teoria adequada do significado que tem como ponto nevrálgico mostrar que na comunicação entre falantes competentes há uma construção de uma teoria da verdade para a linguagem do outro. Davidson convida-nos a trilhar outro percurso teórico que pensam os conteúdos, dentre eles a referência, sendo construído dentro da linguagem e não mais fora dela, sem, contudo, cair no problema da vacuidade da linguagem, portanto, de uma explicação da significação completamente desconectada do mundo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14483
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_jhpbonfim.pdf557,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.