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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ilha, Silomar | - |
dc.contributor.author | Backes, Dirce Stein | - |
dc.contributor.author | Santos, Silvana Sidney Costa | - |
dc.contributor.author | Gautério-Abreu, Daiane Porto | - |
dc.contributor.author | Zamberlan, Claudia | - |
dc.contributor.author | Blasi, Tereza Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-14T13:42:47Z | - |
dc.date.available | 2015-12-14T13:42:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.citation | ILHA, S. et al. Grupo para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer: vivência de docentes à luz da complexidade. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 4, p. 603-12, jul./ago. 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 online | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14473 | - |
dc.description.abstract | Objective: to understand the relationships experienced by a group of health care teachers directed to family members/ caregivers of older people with Alzheimer’s disease. Methods: qualitative research, conducted with five teachers participating in a support group developed in a university. Data collected by the technique of focus group submitted to Focal Strategic Analysis. Results: six categories were identified: Difficulty in raising awareness of the participants about Alzheimer’s disease; The interdisciplinary in the guidelines; Exchange of knowledge; Acquire/search for more knowledge; Expansion/socialization of knowledge about Alzheimer’s disease: an even existing challenge; Absence attendance: a threat to the existence of the group. Conclusion: the disorder is a reality experienced by teachers in the group, which is (re) organize constantly seeking the best way to guide and foster care. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Doença de Alzheimer | pt_BR |
dc.subject | Apoio Social | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica não Linear | pt_BR |
dc.subject | Pessoal de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Docentes de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Grupo para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer: vivência de docentes à luz da complexidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: compreender as relações vivenciadas por um grupo de docentes da área da saúde direcionadas aos familiares/ cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com cinco docentes participantes de um grupo de apoio desenvolvido em uma instituição universitária. Dados coletados pela técnica de Grupo Focal, submetidos à Análise Focal Estratégica. Resultados: identificaram-se seis categorias: Dificuldade na sensibilização dos participantes acerca da doença de Alzheimer; A interdisciplinaridade nas orientações; Troca de conhecimento; Adquirir/ buscar mais conhecimento; Expansão/socialização do conhecimento sobre a doença de Alzheimer: um desafio ainda existente; Ausência de assiduidade: uma ameaça à existência do grupo. Conclusão: a desordem é uma realidade vivenciada pelos docentes no grupo, que se (re)organizam constantemente em busca da melhor forma de orientar e promover cuidados. Descritores: Doença de Alzheimer; Apoio Social; Dinâmica não Linear; Pessoal de Saúde; Docentes de Enfermagem. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Objetivo: comprender las relaciones experimentadas por un grupo de profesores del área de atención a la salud dirigidas a familiares/cuidadores de ancianos con enfermedad de Alzheimer. Métodos: investigación cualitativa, con cinco profesores participantes de un grupo de apoyo desarrollado en una universidad. Datos recolectados mediante la técnica de grupo focal sometidos a Análisis Estratégico focal. Resultados: se identificaron seis categorías: Dificultad en la sensibilización de los participantes acerca de la enfermedad de Alzheimer; Interdisciplinariedad en las directrices; Intercambio de conocimientos; Adquirir/buscar más conocimiento; Expansión/socialización del conocimiento sobre la enfermedad de Alzheimer: un reto aún existente; Ausencia de asiduidad: una amenaza para la existencia del grupo. Conclusión: el trastorno es una realidad experimentada por profesores en el grupo, que se (re)organizar constantemente en búsqueda de la mejor manera de orientar y promover atención. | pt_BR |
dc.title.en | Group for family/caregivers of elderly with Alzheimer’s: experience of teachers based on the complexity | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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