Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14465
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nietzsche e Saint-Exupéry: o super-homem e o pequeno príncipe revelam-se no sonho e na embriaguez
Autor(es): Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Sonho;Embriaguez;Fantasia;Apolo;Dionísio
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: VASCONCELOS, José Gerardo. Nietzsche e Saint-Exupéry: o super-homem e o pequeno príncipe revelam-se no sonho e na embriaguez. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 07-15, 2000.
Resumo: O estudo aqui desenvolvido tem o objetivo de analisar a relação que, de alguma forma, se consubstancia na tragédia nietzscheana entre o apolineo e o dionisíaco. Essa relação que se expressa, para Nietzsche, no espírito da música, é reencontrada na constituição do sonho apolíneo e na embriaguez estética proposta pelas mutações teatrais dionisíacas que, entre outras coisas, canta a poesia trágica e leva ao esquecimento o apolíneo. No Pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, encontramos uma aproximação constituída no sonho e na embriaguez, o que nos permite um diálogo no centenário da morte de Nietzsche e do nascimento de Saint-Exupéry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14465
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_jgvasconcelos.pdf8,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.