Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Silvana Madrid Costa-
dc.contributor.authorNascimento, Raimundo Benedito do-
dc.date.accessioned2015-12-10T11:05:46Z-
dc.date.available2015-12-10T11:05:46Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMACIEL, Silvana Madrid Costa; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. O uso do computador como ferramenta instrucional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 138-145, 1999.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14421-
dc.description.abstractTrying to define a learning situation is, in fact, trying to structure a situation in relation to the leamer, to his necessities and to the learning contento Starting from this premise and the concept of learning adopted it is possible to arrive at a type of instrument to be placed at the learner's discretion, and to indicate the manner in which the process should be developed. This instrument involves the roles that the learner and the teacher will play as well as their interpersonal relationships in the fiel of learning. The computer appears in this context as a very special instrument permitting various leves of symbolic representation something that no other that no other tecnology has been able to offer. The possibilities offered by the use of the computer as as educational instrument grow daily and the limits of its possible expasion are literally unknown. This article is intendend to verify the interaction of children with a microcomputers and LOGO language. There are two research themes: The first, analyses the interaction 's modalities and the childs appropriation forms of LOGO language discussing some cognitive processes underlying this activity. Other aspect, consists in identifying wether this interaction favors the creration of learning conditions for the children to express, explore and test their hypoteses and about writting, reading and geometric notions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAmbiente LOGO de programaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO uso do computador como ferramenta instrucionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTentar definir um ambiente de aprendizagem é, na verdade, tentar estruturar um tipo de ambiente em função do sujeito aprendiz, de suas necessidades e do conteúdo da aprendizagem. Partindo desta premissa e da concepção de aprendizagem adotada é possível chegar ao tipo de ferramenta a ser disponibilizada para o aprendiz e à maneira de conduzir o processo, que envolve o papel que este aprendiz e o professor desempenham e as relações interpessoais no espaço de aprendizagem. O computador aparece neste contexto como uma ferramenta singular, podendo permitir níveis de representação simbólica ainda, não oferecido por qualquer outro tecnológico. As possibilidades de uso do computador como ferramenta educacional cresce a cada dia e os limites dessa expansão são desconhecidos. Este artigo analisa a interação de crianças com o microcomputador e o Ambiente LOGO. Foram analisados essencialmente os aspectos: as modalidades de interação e as formas de apropriação da linguagem informática pela criança, discutindo alguns processos cognitivos subjacentes. Outro aspecto, busca discutir se esta interação pode ser considerada um ambiente de aprendizagem onde a criança externa, manipula e testa hipóteses sobre a escrita, a leitura e noções geométricas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_smcmaciel.pdf7,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.