Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14407
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação interdisciplinariedade e transdisciplinariedade
Autor : Oliveira, Ivan de
Palabras clave : Interdisciplinariedade;Transdisciplinariedade;Fragmentação
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : OLIVEIRA, Ivan de. Educação interdisciplinariedade e transdisciplinariedade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 50-54, 1999.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho procura apresentar algumas ideias sobre interdisciplinariedade e transdiciplinariedade na educação. Interdisciplinariedade é a síntese de duas ou mais disciplinas, enquanto que a transdisciplinariedade seria o reconhecimento da interdependência entre vários aspectos da realidade. É a consequência normal da síntese dialética provocada pela interdisciplinariedade bem-sucedida. A transdisciplinariedade explica um construto pelos métodos do outro. Uma ciência se torna objeto de outra. Assim, por exemplo, o conteúdo da química será exposto nos termos da metodologia da biologia, ou vice-versa. Mediante este procedimento, o químico se dará conta de seus comportamentos, pois é isto que interessa. O papel da escola é garantir o movimento, o fluxo de energia, a riqueza do processo - o que significa a manutenção de um diálogo permanente de acordo com o que acontece em cada momento -, propor situações problemas, desafios, desencadear reflexões, estabelecer conexões entre o conhecimento adquirido e os novos conceitos, entre o ocorrido e o pretendido, de tal modo que as invenções sejam adequadas ao estilo do aluno, as condições intelectuais e emocionais e à situação contextual.
Abstract: This work tries to show some ideas about interdisciplinary and transdisciplinary retaliations hips in education. "Interdiscipliness" is the synthesis of two or more disciplines, while "transdiscipliness" is lhe recognition of the interdependence among the various aspects of reality. It is the normal consequence of the dialectical synthesis caused by successful interdisciplinar relationships. The "transdiscipliness" explain a construct by other methods. A science becomes the object of another science. For example, the contents of chemistry could be shown in terms of the methodology of biology or vice-versa. By this manner of acting, the chemist will become aware of this behavior, which is what is of interest. The role of the school is to guarantee the movement, the flow of energy, the richness of the process - something which demands a permanent dialogue about what happens at each moment, suggesting problematic situations, challenges, logging a series of reflections, establishing connections between acquired knowledge and new concepts, between what has accused and what is expected to occur in such a away that the inventions be adequate to the style of the student, his intellectual and emotional capabilities and the contextual situation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14407
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_art_ioliveira.pdf5,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.