Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorSantos, Francesca Danielle Gurgel dos-
dc.date.accessioned2015-12-08T15:41:09Z-
dc.date.available2015-12-08T15:41:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos. Avaliação ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na 10ª CREDE no Estado do Ceará, período 2011-2014. Orientadora: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. 2015. 270 f. – Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14354-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learning assessmentpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleAvaliação ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na 10ª CREDE no Estado do Ceará, período 2011-2014pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa objetiva avaliar o ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio (EM) regular das escolas públicas da 10ª CREDE na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, considerando indicadores internos escolares e externo, formação do professor, condições de trabalho e planejamento escolar, período 2011-2014. Essa avaliação é realizada longitudinalmente com público-alvo de 20 escolas públicas estaduais de Ensino Médio regular, presentes nos 13 municípios da 10ª CREDE. Os procedimentos metodológicos abrangem métodos mistos (quantitativos e qualitativos), através de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, envolvendo pesquisa bibliográfica de autores reconhecidos na linha de Avaliação Educacional e Ensino de Ciências, em destaque Tyler (1976), Guba e Lincoln (2011), Vianna (2005, 2000a, 2000b), Krasilchik (2008, 2000), Chassot (2011, 2004b, 2003), Carvalho e Gil-Pérez (2011); pesquisa documental com consulta e análise dos relatórios disponíveis e resultados do ENEM 2011-2014 através do INEP, banco de dados estatísticos do Ceará, dentre outros; estudo de caso; e análise de dados com o suporte do software Excel (versão 2013), que possibilitou o estudo quantitativo e subsidiou o qualitativo. Como decorrência da pesquisa, o estudo evidenciou a 1ª série do EM como decisiva para a permanência ou não dos estudantes na escola; nos resultados do ENEM de 2011 a 2014, há crescimento de 100% das médias de desempenho das escolas na área investigada, embora as maiores concentrações dos alunos se encontrem entre os níveis 1 e 2, refletindo as dificuldades de aprendizagem dos alunos; no perfil de formação dos professores da área, constatou-se que 51,9% cursaram graduação na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e 21,8% na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); espera-se que essa informação seja útil para articular IES e 10ª CREDE na discussão sobre formação de professores e proposta curricular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio com foco na alfabetização científica dos alunos. As condições de trabalho docente precisam ser repensadas, dando possibilidade ao professor de estudo, troca de experiências e melhor planejamento das aulas, superando práticas tradicionais por outras construtivistas, centradas em proporcionar aprendizagens significativas aos alunos.pt_BR
dc.title.enTeaching-learning evaluation in the field of natural sciences and their technologies in CREDE 10ª in Ceara state, between 2011-2014pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_fdgsantos.pdf5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.